Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50945

TítuloO contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria
Outro(s) título(s)The contribution of discussion group to overcome difficulties felt by students in learning Geometry
Autor(es)Branco, Maria Gorete Pires
Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveDificuldades na aprendizagem da Geometria
Discussão em grupo
Difficulties in learning Geometry
Discussion in group
Data2015
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
RevistaRevemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
CitaçãoBranco, M. G. P., & Martinho, M. H. (2015). O Contributo da discussão em grupo para superar dificuldades sentidas pelos alunos na aprendizagem da Geometria. REVEMAT. Florianópolis (SC),10(2), 76-106
Resumo(s)Neste artigo procura-se compreender quais os contributos da discussão em pequeno e em grande grupo, para superar dificuldades sentidas pelos alunos de uma turma do 10.o ano de escolaridade em Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.o ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que a discussão em pequeno grupo ajudou os alunos a superar dificuldades na aprendizagem da Geometria, em situações que envolviam conceitos e raciocínios matemáticos. Contudo, a discussão em grande grupo tornou-se fundamental na maior parte das situações, cujos raciocínios se revelavam mais complexos.
This article seeks to understand the contributions which the discussion in small or large group, to overcome difficulties experienced by students of 10th year of schooling in Geometry. We opted for a qualitative methodology based on the descriptive and interpretative paradigm, following the case study mode. The participants were two groups of students in a 10th grade class (on average 15 years old). The data was collected through participant observation, documentary analysis and group interviews. The results of the experiment suggest that the small group discussion helped students overcome difficulties in learning geometry in situations involving concepts and mathematical reasoning. However, the discussion in large group became instrumental in most situations, whose reasoning is revealed more complex.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50945
DOI10.5007/1981-1322.2015v10n2p76
e-ISSN1981-1322
Versão da editorahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p76
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
40332-142197-1-PB.pdf739,81 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID