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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViseu, Florianopor
dc.contributor.authorCampos, Sarapor
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.contributor.authorRocha, Helenapor
dc.date.accessioned2018-02-23T12:08:34Z-
dc.date.available2018-02-23T12:08:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationViseu, F., Campos, S., Fernandes, J. A. & Rocha, H. (2016). Uso da calculadora gráfica na exploração de modelos contínuos não lineares. REVEMAT, v.11, n. 2, 79-98.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50970-
dc.description.abstractA integração da calculadora gráfica na realização de atividades matemáticas faz com que os alunos expressem muitos dos seus processos e das suas formas de pensar. Como no ensino secundário algumas dessas atividades são realizadas com a calculadora gráfica, pretendemos averiguar o contributo deste recurso na promoção da aprendizagem de modelos contínuos não lineares de alunos do 11.º de Matemática B1. Adotando uma metodologia qualitativa, recolhemos e analisamos as produções escritas dos alunos. No início, os alunos tendem a registar a informação que retiram da calculadora sem justificar o que apresentam. À medida que adquirem habilidade de usar este recurso, tendem a definir a janela de visualização que lhes permite visualizar representações gráficas das funções que modelam as situações problema com que se depararam e relacionar diferentes menus no estudo de características dessas funções. Tais procedimentos fazem com que o registo da informação que retiram da calculadora seja acompanhado da justificação dos seus raciocínios e da validação das conjeturas que estabelecem.por
dc.description.abstractThe integration of the graphing calculator in mathematical activity encourages students to express many of their processes and ways of thinking. Since some of the activities at the high school level are carried out with the graphing calculator, we intend to investigate the contribution of this resource to promote the learning of nonlinear continuous models in the 11th grade. By adopting a qualitative methodology, we collected and analysed the students‟ writing productions. At first, students used to present the information given by the calculator with no justification. As they acquire skills in the use of this resource, they usually set up the viewing window in order to visualize the graphical representations of functions that model the problem situation they are working on and also relate the different existing menus in the study of those functions characteristics. Such procedures make students to present the data collected in the calculator with a justification of their arguments and a validation of their conjectures.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCalculadora gráficapor
dc.subjectAprendizagem de modelos contínuos não linearespor
dc.subjectAlunos do 11.º ano de escolaridadepor
dc.subjectGraphing Calculatorpor
dc.subjectLearning of nonlinear continuous modelspor
dc.subject11th grade studentspor
dc.titleUso da calculadora gráfica na exploração de modelos contínuos não linearespor
dc.title.alternativeThe use of graphing calculator in the exploration of nonlinear continuous modelspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage79por
oaire.citationEndPage98por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume11por
dc.identifier.eissn1981-1322por
dc.identifier.doi10.5007/1981-1322.2016v11n2p79por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevemat: Revista Eletrônica de Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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