Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/50971

TitleDefinição de acontecimentos certos na extração de berlindes de um saco
Other titlesDefining certain events in the process of drawing balls from a bag
Author(s)Fernandes, José António
Gea Serrano, María Magdalena
Correia, Paulo Ferreira
KeywordsAcontecimentos certos
Extração sem reposição
Futuros educadores e professores dos primeiros anos
Certain events
Drawing without replacement
Future kindergarten educators and primary teachers
Issue dateApr-2016
PublisherUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)
JournalActa Scientiae
CitationFernandes, J. A., Gea, M. M. & Correia, P. F. (2016). Definição de acontecimentos certos na extração de berlindes de um saco. Acta Scientiae, v. 18, n. 1, 83-100.
Abstract(s)Neste artigo investiga-se o conhecimento de futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade no estabelecimento de três acontecimentos certos defi nidos num processo de extração de berlindes de um saco, de modo a garantir a obtenção de um berlinde de uma cor, dois berlindes de cores diferentes e três berlindes de cores diferentes. Participaram no estudo 63 alunos do curso de Licenciatura em Educação Básica, os quais responderem, por escrito, aos três itens da tarefa sobre acontecimentos certos. Em termos de resultados, verificou-se que o desempenho dos alunos diminuiu sistematicamente com a garantia de extrair pelo menos um berlinde de uma cor, dois berlindes de duas cores e um berlinde de cada uma das três cores.
In this paper we investigate the knowledge of future kindergarten educators and teachers of primary education in the establishment of three certain events defi ned in a marble drawing process of a bag, in order to ensure getting a colored marble, two different colored marbles, and three different colored marbles. In the study, 63 students of Bachelor in Elementary Education participated, which answered to the three items of the task on certain events in a written form. In terms of results, it was found that the performance of students decreased systematically with the guarantee of at least drawing one color marble, two different color marbles and three different color marbles.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50971
ISSN1517-4492
e-ISSN2178-7727
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 Acta Scientiae.pdf498,99 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID