Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50975

TítuloAlterações do programa de matemática do ensino básico português: o caso do tema Organização e Tratamento de Dados
Outro(s) título(s)Changes in the math syllabus of the Portuguese basic education: the case of the topic Organisation and Data Processing
Autor(es)Alves, Maria Palmira
Fernandes, José António
Palavras-chaveProgramas de matemática
Ensino básico
Organização e tratamento de dados
Math syllabus
Basic education
Organization and data processing
DataMai-2015
EditoraUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
RevistaOlh@res
CitaçãoAlves, M. P., & Fernandes, J. A. (2015). Alterações do programa de matemática do ensino básico português: o caso do tema Organização e Tratamento de Dados. Olh@res, v. 3, n. 1, 280-305.
Resumo(s)Neste estudo analisam-se as alterações ocorridas no recentemente aprovado Programa de Matemática para o Ensino Básico português (2013), com foco no tema Organização e Tratamento de Dados, relativamente ao programa anterior (2007), tendo por referência as recomendações atuais para o ensino da estatística. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dois programas escolares, primeiro em um nível estrutural e, seguidamente, focada no tema Organização e Tratamento de Dados. Em termos de resultados obtidos, diferentemente do programa anterior, no programa de 2013 omitem-se indicações metodológicas e recursos, que se traduzem na não referência aos projetos investigativos, ao trabalho de grupo e às calculadoras e computadores, revelando um retrocesso relativamente às recomendações atuais para a abordagem desta temática.
In this studythe changes in the recently approved Math Syllabus for the Portuguese Basic Education (2013) are analysed, focusing on the topic Organisation and Data Processing, related to the previously syllabus(2007), with reference to the current recommendations for the teaching of statistics. So that, it was performed the content analysis of the two syllabuses, firstly at a structural level and, then, focused on the topic Organisation and Data Processing. Concerning the results, unlike the previous syllabus, the 2013 program omits methodological guidelines and resources, which translates into no reference to research projects, to teamwork and to calculators and computers, highlighting a regression regarding the recentre commendations to approach this topic.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50975
ISSN2317-7853
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015 Olhares.pdf219,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID