Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51122

TítuloDesafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos?
Autor(es)Moreira, Maria Alfredo
Flores, Maria Assunção
Oliveira, Lia Raquel
Editor(es)Flores, Maria Assunção
Moreira, Maria Alfredo
Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveFormação de professores
Desafios curriculares
Data30-Set-2017
EditoraDe Facto Editores
CitaçãoMoreira, M. A. Flores, M. A. & Oliveira, L. (2017) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que que currículo e para que alunos? in M. A. Flores, M. A. Moreira e L. Oliveira (Orgs) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores, 2ª edição revista e aumentada, Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 7-18
Resumo(s)A formação de professores constitui uma das temáticas que tem sido objeto de debate, nem sempre consensual, sobre as suas finalidades, o seu currículo, os seus modos de organização e o seu impacto na aprendizagem profissional dos docentes. Trata-se, portanto, de uma temática que tem sido estudada a partir de uma diversidade de olhares que encerram determinadas conceções de professor, de escola e de educação; daí a existência de uma diversidade de modelos, de contextos e de percursos de formação e de modos distintos de olhar para o papel das universidades e das escolas no processo formativo dos futuros professores (ver, por exemplo, Darling-Hammond, Newton, & Wei, 2010; Flores, 2011, 2014; 2016; Flores, Vieira & Ferreira, 2014; Flores et al., 2016; Moreira & Vieira, 2012; Moreira, 2016). A coletânea de textos que aqui se apresenta, numa edição revista e alargada, pela tradução dos capítulos em língua estrangeira, pela inclusão de dois novos capítulos e pela revisão de alguns dos textos da 1ª edição, ilustra algumas das questões mais relevantes neste domínio e a que urge dar resposta. Trata-se de uma obra que procura constituir um espaço de reflexão centrado em problemáticas atuais e pertinentes da formação de professores nas sociedades ocidentais.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51122
ISBN978-989-8655-53-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Moreira, Flores e Oliveira.pdf443,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID