Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/51194
Title: | TCTML-i - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-informativo: manual técnico |
Other titles: | Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-informativo: manual técnico |
Author(s): | Ribeiro, Iolanda Viana, Fernanda Leopoldina Cadime, Irene Maria Dias Santos, Sandra Cristina Silva Spinillo, Alina Galvão |
Keywords: | Compreensão da leitura Avaliação Textos informativos |
Issue date: | 2013 |
Publisher: | CEGOC- TEA Edições |
Abstract(s): | O TCTML-i permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos informativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a avaliação da compreensão de textos informativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos informativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças. O TCTML-i pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. Existem 3 versões (2º, 3º e 4º anos de escolaridade) constituídas, cada uma delas, por 33 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla. Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e Compreensão Crítica. A tarefa da criança consiste na leitura de pequenos textos, cada um deles seguido de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta. |
Type: | Other |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51194 |
Access: | Restricted access (Author) |
Appears in Collections: | CIEC - Outros CIPsi - Outros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico.pdf Restricted access | 419,05 kB | Adobe PDF | View/Open |