Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51212

TítuloResultados de aprendizagem no quadro do ensino superior português: definição e medida
Outro(s) título(s)Defining and measuring learning outcomes in Portuguese Higher Education
Autor(es)Dias, Diana
Soares, Diana
Almeida, Leandro S.
Marinho-Araújo, Claisy
Ferreira, Joaquim
Palavras-chaveResultados de aprendizagem
Competências
Ensino Superior
Learning outcomes
Competences
Higher Education
Data2017
EditoraUniversidade do Minho
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Resumo(s)Os resultados de aprendizagem assumem-se como importante ferramenta no quadro do Ensino Superior, já que permitem descrever os conhecimentos e competências que se espera que os estudantes demonstrem no final da sua formação. Este estudo descreve o nível de implementação, dos resultados de aprendizagem no contexto nacional, explorando quais as competências mais valorizadas nos perfis de saída dos seus diplomados (1º, 2º e 3º ciclos). Partindo de uma metodologia mista, foi elaborada uma matriz de análise, validada teórica e empiricamente. Esta taxonomia integra competências específicas à área científica e um conjunto alargado de competências transversais, possibilitando uma leitura compreensiva dos resultados de aprendizagem.
The learning outcomes become an important tool in the Higher Education system, since they allow to describe the knowledge and skills that students are expected to acquire at the end of their training. This study intends to evaluate the level of implementation of learning outcomes in the national context, exploring which competences are most valued in the professional profiles of their graduates. Based on a mixed methodology, a matrix of analysis was elaborated, and was validated both theoretical and empirically. This taxonomy integrates discipline-specific competences and a wide range of transversal competences, allowing a comprehensive reading of RA.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51212
DOI10.17979/reipe.2017.0.12.2423
e-ISSN2386-7418
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_DianasClaisyLeandroJoaquim.pdf706,81 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID