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https://hdl.handle.net/1822/51777
Título: | Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: perceções de futuros educadores/professores |
Autor(es): | Vaz, Paula Marisa Fortunato Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Inclusão Perceções Futuros professores Necessidades educativas especiais |
Data: | 2017 |
Editora: | Instituto Politécnico de Bragança (IPB) |
Citação: | Vaz, P. M. F. & Martins, A.P.L. (2017). Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: atitudes de futuros educadores/professores. In Pires, M. V., Mesquita, C., Lopes, R. P., Santos, G., Cardoso, M., Sousa, J., Silva, E., & Teixeira, C. (Org.). Livro de Atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência INCTE 2017 (pp. 705-712), Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-222-4. http://hdl.handle.net/10198/4960 |
Resumo(s): | Este estudo tem por finalidade analisar as percepções de futuros educadores/professores, acerca da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Recorrendo-se a uma metodologia quantitativa administrou-se, durante o mês de junho de 2016, o questionário “Perceções de futuros professores relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais”, a futuros educadores de infância e professores do ensino básico. Assim, participaram 112 alunos da licenciatura em Educação Básica e de três mestrados de profissionalização para a docência, de uma instituição pública de ensino superior portuguesa. Destes, 92 são raparigas, 20 são rapazes e têm uma média de idades de 22,13 anos. Como principais resultados destacam-se: a) a perceção favorável da maioria dos participantes relativamente à inclusão dos alunos com NEE em turmas regulares; b) um maior acordo relativamente aos benefícios da inclusão para as famílias dos alunos com NEE, do que para os alunos com e sem NEE; c) a perceção favorável da quase totalidade dos participantes relativamente ao direito de as pessoas com necessidades especiais serem incluídas na sociedade e aos benefícios da inclusão na comunidade. Estes resultados têm implicações para a formação de professores, bem como para a qualidade da educação dos alunos com NEE uma vez que os professores e educadores do ensino regular desempenham um papel importante na implementação da educação inclusiva. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51777 |
ISBN: | 978-972-745-222-4 |
Versão da editora: | http://hdl.handle.net/10198/4960 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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