Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51778
Título: | O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Autor(es): | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Construção do conhecimento profissional Formação inicial de professores Período de indução dos Professores 1.º Ciclo do Ensino Básico Utilização educativa de um blogue |
Data: | 2006 |
Editora: | Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media) |
Revista: | Prisma.com |
Citação: | Silva, C. (2006). O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista PRISMA.COM, n.º 3, 350-366, ISSN 1646-3153. Disponível online em < https://goo.gl/xtA7UG>. |
Resumo(s): | Com esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores, seleccionados a partir das turmas de licenciados entre 2002 e 2004. Cada grupo correspondia a um ano de conclusão do curso. O blog funcionou, no desenho metodológico do estudo, como instrumento de regulação e acompanhamento da investigação e como instrumento de recolha de dados, procurando fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas (três entrevistas temáticas: a formação inicial, o período de indução e o projecto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional. Na medida em que as entrevistas aos três grupos se realizaram de dois em dois meses, o blog funcionou ainda como elemento de ligação entre os três grupos de professores recém-licenciados que participaram nesta investigação e o próprio investigador responsável. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51778 |
ISSN: | 1646-3153 |
Versão da editora: | http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/635 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional ... (Silva, 2006).pdf | 565,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons