Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51837

TítuloCoaching educacional na formação de professores para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos do Instituto Federal de São Paulo
Autor(es)Barroqueiro, Carlos Henriques
Souza, Marcelo J.
Romão, Ulisses Galvão
Moraes, Ataliba Capasso
Oliveira, Jonatha Hudson Santos
Romero, Fernando
Palavras-chaveCoaching Educacional
Formação de Professores
Aprendizagem
Coaching pédagogique
Formation des enseignants
D'apprentissage
Data2017
EditoraAssociation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
CitaçãoBarroqueiro, C., Souza, M., Romão, U., Moraes, A., Oliveira, J., Romero, F. (2017). Coaching educacional na formação de professores para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos do Instituto Federal de São Paulo. In J. Pinhal, F. Costa, & R. Faria, (Eds.), As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo(s)A educação necessita de novas práticas inovadoras para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, pois, na educação básica, os discentes são da geração Z – adeptos da realidade virtual. Essa geração nasceu na cibercultura e precisa de estímulos motivacionais para uma educação na era planetária, englobando questões políticas, econômicas, tecnológicas, culturais, ambientais e sociais, sob contexto dinâmico e de complexidade da contemporaneidade. Para isso, os professores devem aperfeiçoar sua prática pedagógica para os alunos aprenderem a aprender. O “coaching educacional” é um conjunto de ferramentas que tem por fim o autoconhecimento, aumentar o desempenho dos alunos, usar os conhecimentos adquiridos por estes para criar novos, transformar os limites de cada discente em recursos promissores, pensar e discutir metas e ações observando o passado visando o futuro focando na aceleração de resultados e felicidade. O objetivo dessa pesquisa é o uso da cultura “coaching educacional” na formação de professores com o propósito de melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. A hipótese da mitigação é verificar se os professores capacitados na cultura “coaching educacional” aperfeiçoaram suas atividades no processo ensino e aprendizagem dos discentes. A metodologia da pesquisa fundamenta-se em duas fases: inicialmente, uma revisão das referências para o Estado da Arte, e, em seguida, pesquisas qualitativa e quantitativa para avaliar o uso da cultura “coaching” no processo ensino-aprendizagem. Os resultados, iniciais obtidos, foram bemsucedidos, isto é, houve uma maior eficácia dos alunos na aprendizagem orientados por professor formado na cultura “coaching educacional” do que aqueles docentes que não realizaram a capacitação. O curso de capacitação em “coaching educacional” será ampliado para novas ferramentas, pensando em aperfeiçoar ainda mais os resultados da aprendizagem e felicidade dos alunos.
Éducation exige des pratiques innovantes pour améliorer le processus d'apprentissage des élèves, comme dans l'éducation de base, les étudiants sont la génération Z - ventilateurs de réalité virtuelle. Cette génération est née en cyberculture et ont besoin de stimuli de motivation pour l'éducation à l'ère planétaire, englobant les questions politiques, économiques, technologiques, culturels, environnementaux et sociaux dans le cadre contexte dynamique et de la complexité du monde contemporain. Pour cela, les enseignants devraient améliorer leur pratique de l'enseignement pour les étudiants d'apprendre à apprendre. Le “coaching pédagogique” est un ensemble d'outils qui a enfin la connaissance de soi, d'augmenter le rendement des élèves, en utilisant les connaissances acquises par eux pour créer de nouvelles, en transformant les limites de chaque étudiant en ressources prometteuses, réfléchir et discuter des objectifs et des actions d'observation le passé vise à l'avenir en mettant l'accent sur l'accélération de résultats et de bonheur. L'objectif de cette recherche est l'utilisation de la culture “coaching pédagogique” dans la formation des enseignants afin d'améliorer le processus d'apprentissage des élèves. L'hypothèse de l'atténuation est de savoir si les enseignants formés à la culture “coaching éducatif” perfectionné ses activités dans l'enseignement et l'apprentissage des élèves. La méthodologie de recherche repose sur deux phases: d'abord, un examen des références à l'état de l'art, et de la recherche puis qualitative et quantitative pour évaluer l'utilisation de la culture “coaching” dans le processus d'enseignement-apprentissage. Les résultats, obtenus au début, ont réussi, qui est, il était un étudiant plus efficace l'apprentissage guidé par un enseignant formé dans la culture “coaching pédagogique” que les enseignants qui ne suivent une formation. Le cours de formation sur le “coaching pédagogique” sera étendu à de nouveaux outils, en pensant encore améliorer les résultats d'apprentissage et le bonheur des étudiants.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51837
ISBN978-989-8272-26-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017-Barroqueiro et al - AFIRSE-artigo.pdf406,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID