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TítuloImportância das aprendizagens em contexto de trabalho: o caso da indústria conserveira
Autor(es)Guimarães, Fernando
Guimarães, Paula
Gameiro, José
Ramos, Ana
Branco, P.
Palavras-chaveFormação experiencial
Modos de organização do trabalho
Indústria conserveira
Experiential learning
Modes of work organisation
Fish cans industry
Data2017
EditoraUniversidade de Cabo Verde
CitaçãoGuimarães, Fernando, Guimarães, Paula, Gameiro, José, Ramos, Ana & Branco, Pedro (2017). A importância das aprendizagens em contexto de trabalho: o caso da indústria conserveira. In A. F. Moreira & J. A. Pacheco (Presids.), III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Educação, Formação e Crioulidade, pp. 1-8. Cabo Verde - Cidade da Praia: Universidade de Cabo Verde.
Resumo(s)Diversos autores têm apontado a importância que os modos de organização de trabalho possuem na educação e formação dos trabalhadores, desde os modos de inspiração taylorista, caraterísticos de indústrias de mão de obra intensiva, até formas que muitos designam de pós-tayloristas. A educação e formação dos trabalhadores da indústria conserveira, de características tayloristas, merecem particular atenção nesta comunicação. A metodologia, de natureza qualitativa, assentou em entrevistas semiestruturadas realizadas pelo Museu de Portimão a trabalhadores conserveiros, que laboraram até meados da década de 1980. A análise de conteúdo, com a criação de categorias a posteriori, foi a técnica de análise dos dados recolhidos. Os dados recolhidos indicam a existência de aprendizagens em contexto laboral, em que a formação experiencial ganha particular importância na reprodução dos processos de trabalho em cadeia racionalizados e individualizados.
Several authors have pointed the importance of modes of work organisation in education and training of workers, from tayloristic modes of work, characteristic of industries of intensive workmanship to post-tayloristic ones. Education and training in the industries of fish cans, presenting tayloristic characteristics, deserve a special attention in this paper. Methodology used was a qualitative one and was based on semi-structured interviews made within a research project developed by the Museum of Portimão to people of fish cans industries that worked in this field up until the 1980’s. Content analysis, including the establishment of categories a posteriori, showed the existence of learning in the work context. Experiential learning was very important in the reproduction of rationalised and individualised work processes linked to an assembly line.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51847
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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