Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51948
Título: | O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar |
Autor(es): | Balinha, Filipa Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Sentido espacial Figuras geométricas Geoplano Pré-escolar |
Data: | 2016 |
Editora: | Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
Revista: | Jornal das Primeiras Matemáticas |
Resumo(s): | Este artigo procura perceber que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar. Para tal, tenta dar-se resposta a duas questões: 1) Que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar? 2) Que vocabulário específico da geometria aprendem estas crianças? Foi realizada uma intervenção com um grupo de 20 crianças, dos 3 aos 4 anos, a frequentar a educação pré-escolar. A intervenção integrou 8 sessões de, aproximadamente, 60 minutos, dedicadas à exploração das figuras geométricas, respetivas características e nominalização. A este nível, a avaliação do projeto permitiu destacar como principais resultados a melhoria das capacidades das crianças, recorrendo a tarefas e materiais específicos. Além disso, que as crianças deste grupo conseguiam identificar propriedades das figuras geométricas, aprender vocabulário geométrico e podiam incluir-se desde o nível I ao nível II proposto por Van Hiele, no entanto, algumas pareciam ainda não ter atingido o nível I. Assim, o sentido espacial parece poder ser promovido com tarefas específicas sobre as noções espaciais e figuras geométricas, desde que o trabalho das mesmas seja bem planificado, desafiante para as crianças e se utilizem os materiais adequados. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51948 |
Versão da editora: | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/Index |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Balinha & Mamede JPM_AEME&LUDUS.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |