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https://hdl.handle.net/1822/52192
Título: | Temas educacionais: tecnologias, sustentabilidade, docência e recursos |
Editor(es): | Falavigna, Gladis Silva, Bento Duarte da |
Palavras-chave: | Tecnologias Sustentabilidade Docência Recursos |
Data: | 2016 |
Editora: | Editora Universitária da PUCRS |
Citação: | Falavigna, Gladis & Silva, Bento (2016). (org.). Temas educacionais: Tecnologias, sustentabilidade, docência e Recursos. Porto Alegre: EDIPUCRS. |
Resumo(s): | A ideia deste livro surgiu a partir da realização do I Seminário Internacional sobre Temas Educacionais, realizado nos dias 17 a 20 de fevereiro de 2014, no Polo de São Francisco de Paula/RS da Universidade Aberta do Brasil, quando docentes e pesquisadores do Brasil, de Portugal e da Espanha se dedicaram a apresentar e debater suas ideias sobre cenários de inovação em educação. No final do encontro estava clara a importância de disseminar o pensamento das intervenções como forma de continuar os diálogos estabelecidos. Daí o propósito deste livro ao trazer a público significativas referências conceptuais em torno das tecnologias, da sustentabilidade, da docência e da captação de recursos.O presente livro é constituído por cinco textos, sendo um em coautoria (tendo um autor de Portugal e outro do Brasil), dois de autores do Brasil e dois de autores de Espanha. O primeiro texto, de autoria de Bento Silva (da Universidade do Minho, Portugal) e Gladis Falavigna (da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil), trata do potencial das tecnologias para provocar inovações na educação. No segundo texto, Juan Vázquez Sánchez (professor de Filosogia da Ciência da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha) faz uso da informação que nos proporciona a neurofisiologia sobre o suporte neurológico da linguagem, a percepção e as ciências cognitivas sobre os processos de categorização do mundo, para nos apresentar os resultados de investigações no propósito de dar resposta ao problema filosófico, de natureza semântica e epistemológica, de como se vinculam a linguagem e o pensamento com o mundo, temas fulcrais para a construção do conhecimento e, consequentemente, para a aprendizagem. No terceiro texto, Marcelo Maisonette Duarte, biólogo e doutor em Ecologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil, traz-nos uma reflexão sobre a sustentabilidade na era planetária. O autor parte da interpretação do conceito de desenvolvimento sustentável, que entende ser polissêmico, por isso sujeito a múltiplas interpretações, para entender que é preciso repensar as conexões entre economia e ecologia, pois na perspectiva de uma sociedade globalizada/planetarizada a busca pela sustentabilidade passa a ser uma luta de toda a humanidade. No quarto texto, Maria Dolores Fernández Tilve (professora da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha) reflete sobre a docência e o novo perfil exigido ao docente por parte das instituições do ensino superior. No quinto texto, de autoria de Antonio Juarez Hampel Schlichting, prefeito do município de São Francisco de Paula/RS, aborda-se a questão da captação de recusos, em particular dos financeiros, como condição de sustentabilidade da Govenança Local, tendo em vista a melhoria das condições de vida das pessoas e comunidades através de diversas iniciativas onde se incluem as de cariz educativo. Entendemos que o conjunto dos textos reunidos na presente publicação desenvolve um percurso de análise de diversos temas de educação, desde as tecnologias que fazem emergir novos cenários na educação às exigências de um novo perfil para a docência, podendo contribuir para o mapeamento das novas formas de pensar a educação nos tempos em que vivemos. |
Tipo: | Livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52192 |
ISBN: | 978-85-397-0782-9 |
Acesso: | Acesso aberto |
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