Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52217

TítuloA docência em EAD: reflexões sobre as estratégias utilizadas nas práticas pedagógicas do e-tutor
Autor(es)Corrêa, Ana Perpétua Ellery
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveEducação a distância
Educação superior
Aprendizagem a distância
Estratégias de e-tutoria
Distance education
Higher education
Distance learning
e-tutorial strategies
Data2016
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
CitaçãoCorrea, Ana e Silva, Bento (2016). A docência em EAD: reflexões sobre as estratégias utilizadas nas práticas pedagógicas do e-tutor. In: Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 2114-2124
Resumo(s)A docência na modalidade de educação a distância (EAD) tem ampliado sua participação no ensino superior brasileiro nas últimas décadas. A tutoria, por se tratar de um termo polissêmico, se torna passível a múltiplas interpretações fazendo com que os agentes que desempenham essa atividade tenham dificuldade de compreender o real significado da sua participação na construção do conhecimento e a extensão dos seus limites de ação e intervenção no plano docente. O presente estudo apresenta resultados relacionados a aspetos que estão sendo aprofundados em uma Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e tem como propósito: (i) refletir sobre a percepção dos e-tutores quanto aos aspetos que mais influenciam na aprendizagem dos seus alunos e (ii) apresentar as estratégias que são utilizadas de forma mais intensa e recorrente em suas práticas pedagógicas no contexto da EAD. Para dar resposta a essas indagações, o artigo apresenta os resultados empíricos preliminares obtidos a partir da aplicação de questionários envolvendo 35 e-tutores de duas Instituições Públicas de Ensino Superior vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no estado do Ceará. A abordagem metodológica tem natureza exploratória e foi utilizada em decorrência do tema ser pouco explorado na perspectiva da função pedagógica do e-tutor, em se tratando do olhar que este tem sobre si mesmo e suas práticas enquanto educador e promotor da aprendizagem.
Teaching in distance education has increased its share in Brazilian higher education in the last decade. Since tutoring is a polysemic term, it is susceptible to multiple interpretations leading agents that perform this activity to having difficulty in understanding the real meaning of their participation in the construction of knowledge and the extent of their actions and intervention in the teaching plan. This study presents results referring to aspects that are being deepened in a Doctoral Thesis in Educational Sciences, specialization in Educational Technology, at Universidade do Minho, Portugal. The main objectives are: (i) depict the etutors' perception on the aspects that most influence on their students’ learning and (ii) present the strategies that are mostly used by e-tutors in the context of distance education. To answer these questions, this paper presents preliminary empirical results obtained from a questionnaire applied with 35 e-tutors in two public institutions of higher education linked to the Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), in the state of Ceará. The methodological approach is an exploratory research and has been used since some e-tutor pedagogical functions are still underexplored in literature considering the perception that the e-tutor has on themselves and on their practices as an educator and promoter of learning.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52217
ISBN978-989-8753-37-3
Versão da editorahttp://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID