Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/52268

TitleO domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
Author(s)Silva, António Carvalho da
KeywordsEnsino do Português
Educação linguística
Gramática
Avaliação
Issue date2016
PublisherAxioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
JournalRevista Portuguesa de Humanidades - Estudos Linguísticos
CitationSilva, A. C. (2016). O domínio da gramática em manuais de Português: método(s), atividades, conteúdos, avaliação. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 20(1), 137-158
Abstract(s)O estudo da gramática, tal como o da leitura, sempre foi considerado uma área central do ensino da língua portuguesa. Recentemente, os programas oficiais e os livros didáticos entendem-no não só como conhecimento formal, mas também como base para a promoção de habilidades de leitura, escrita e oralidade. Neste quadro, o objetivo deste artigo será o de verificar até que ponto, após a adoção de livros didáticos para o Ensino Básico (no ano escolar de 2013/2014), houve uma adaptação a novas conceções e práticas de ensino de línguas. Em termos mais específicos, sem desconsiderar a discussão sobre os objetivos e as metodologias de ensino de gramática, este estudo caracteriza a natureza de gramática na escola, sobretudo através da análise de metodologias, atividades, conteúdos e formas de avaliação.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52268
ISSN0874-0321
Publisher versionhttp://www.rphumanidades.braga.ucp.pt/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACSilva (2016), O domínio da gramática (RPH).pdf387,38 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID