Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52349
Título: | Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? |
Autor(es): | Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Cibercultura Docência Online Mobilidade Redes de Conexão Ubíquas Cyberculture Online Education Mobility Ubiqua connection networks |
Data: | Jul-2017 |
Editora: | Universidade de Cabo Verde |
Citação: | Leyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: O que dizem os docentes?. In: Atas do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Praia: Universidade de Cabo Verde. |
Resumo(s): | Vivemos em época de hiperconexão, de proliferação dos espaços híbridos, do crescimento de cursos online. Hoje é comum nos depararmos com pessoas nas ruas acessando a WEB a partir dos seus dispositivos móveis, seja para tratar de assuntos pessoais ou profissionais. É chegada à era da ubiquidade, que tanto nos envolve e nos motiva a entender todo o seu potencial para a Educação Online. Visando compreender melhor esse cenário foi realizada uma pesquisa com docentes online que atuam na pós-graduação de uma universidade pública brasileira. O estudo buscou analisar como estes docentes utilizam em suas práticas curriculares os artefatos tecnológicos próprios da era da ubiquidade. Os resultados indicam que os docentes percebem o grande potencial na utilização das redes de conexão ubíqua no contexto da Educação Online, uma vez que estas podem favorecer o processo ensino/aprendizagem em contextos virtuais. Todavia, observamos que esse campo ainda precisa avançar, sendo necessária a realização de novas pesquisas na área. We live in times of hyperconnection, proliferation of hybrid spaces and growth of online courses. It is common to see people on the street going online by using their mobile devices in order to deal with personal or professionals issues. This is an era of ubiquity, which surrounds us and motivates us to understand all of its potential for Online Education. Aiming a better understanding of this scenario, this research was designed with online professors who work in a postgraduate course of a Brazilian public university. The study analyzed how these teachers uses in their curricular practices the technological artifacts of the era of ubiquity. The results obtained indicate that the professors realized the great potential in the use of the connection networks for Online Education, since they can help in the teaching/ learning process in virtual contexts. However, it was observed that this field still needs to be advanced, and it is necessary to carry out new research in the area. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52349 |
ISSN: | 2527-0702 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOCÊNCIA ONLINE EM TEMPOS DE MOBILIDADE E UBIQUIDADE O QUE DIZEM OS DOCENTES.pdf | 544,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |