Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/52363
Title: | Ler, ouvir, refletir... Da teoria à prática |
Author(s): | Ribeiro, Iolanda Viana, Fernanda Leopoldina Baptista, Adriana Brandão, Sara Luísa Ferreira Azevedo |
Keywords: | Literacia emergente Programas de intervenção Leitura de histórias Pré-leitura Pré-escrita |
Issue date: | 2017 |
Publisher: | Editora Lusoinfo Multimédia |
Citation: | Ribeiro, I., Viana, F. L., Brandão, S., Baptista, A. & Costa, L. (2017). Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática. In F. L. Viana & I. Ribeiro (Coords.), Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância (2ª Edição, revista, pp. 74-159). Maia: Lusoinfo Multimédia. |
Abstract(s): | Neste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa FALAR, LER E ESCREVER. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. |
Type: | Book part |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52363 |
ISBN: | 978-989-8619-24-2 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAP 4 FLE 2017. pdf.pdf Restricted access | 1,33 MB | Adobe PDF | View/Open |