Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52501

TítuloBrincar com a geometria na educação pré-escolar
Autor(es)Balinha, Filipa
Mamede, Ema
Palavras-chaveMatemática
Jardim de Infância
Geometria
Pré-escolar
Mathematics
Kindergarten
Geometry
Preschool
Data2016
EditoraEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti
RevistaSaber & Educar
CitaçãoBalinha, F. & Mamede, E. (2016). Brincar com a geometria na educação pré-escolar. Saber & Educar, 21, 118-129.
Resumo(s)Este artigo descreve a exploração de tarefas de geometria, com um grupo de crianças a frequentar a educação Pré-escolar, em Braga. Apresentaram-se quatro tarefas no âmbito da geometria, a um grupo de 20 crianças, com idades entre os 3 e os 4 anos. As tarefas incluíam a abordagem às figuras geométricas, às relações topológicas, à leitura de mapas e à orientação espacial. Com a prática espelhada neste artigo ficou evidente que é possível trabalhar geometria, nestas idades, se as tarefas forem apresentadas sob a forma de jogos ou desafios. É importante que as tarefas sejam pensadas para a educação pré-escolar atendendo aos documentos curriculares. Desta forma, podemos interligar as diversas áreas do saber e construir tarefas interessantes e desafiantes, para ajudarmos as crianças a crescer e a aprender brincando.
This article describes the exploration of geometry tasks with a group of children attending pre-school education in Braga. Four tasks were presented in the context of geometry to a group of 20 children aged 3 to 4 years. The tasks included the approach to geometric figures, the topological relations, maps reading and spatial orientation. As it is described in this article, it became clear that with practice, at this age, you can work geometry and mathematics as long the tasks are presented in the form of games or challenges. It is important that the tasks are designed for pre-school education attending the curriculum documents. In this way, we can connect the several areas of knowledge and build interesting and challenging tasks to help children grow and learn while playing.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52501
DOI10.17346/se.vol21.220
e-ISSN1647-2144
Versão da editorahttp://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/view/25/showToc
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa & Balinha.pdf980,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID