Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52582
Título: | As noções espaciais e o mundo da criança |
Autor(es): | Balinha, Filipa Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Sentido espacial Educação pré-escolar Geometria Matemática |
Data: | 2016 |
Editora: | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação |
Resumo(s): | Este artigo foca a exploração do conhecimento informal sobre geometria, ao nível do pré-escolar. Retrata-se aqui parte de uma investigação que procura conhecer o sentido espacial de 20 crianças de 3 e 4 anos que frequentam a educação pré-escolar. Procuram-se respostas a três questões: 1. Como se caracteriza o sentido espacial das crianças? 2. O sentido espacial das crianças melhora com recurso a atividades específicas? Analisam-se, neste artigo, as tarefas que se relacionam com as noções espaciais – desenhos das crianças e mapas. Os resultados sugerem que as crianças melhoraram ao nível das noções de espaço espelhadas nos seus desenhos ao longo da intervenção. Constata-se, também, que as crianças conseguiam utilizar algumas noções espaciais, confirmadas na leitura de mapas e maquetas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52582 |
ISBN: | 978-989-8756-09-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Balinha & Mamede CRIA 2016 Final.pdf | 906,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |