Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52626

TítuloO jogo do dominó e as múltiplas representações do número
Autor(es)Lopes, Maria João Meireles
Gomes, Alexandra
Palavras-chaveSentido do número
Diferentes representações do número
Jogo do dominó
DataDez-2016
EditoraAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
RevistaJornal das Primeiras Matemáticas
CitaçãoLopes, M. & Gomes, A. (2016). O jogo do dominó e as múltiplas representações do número. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 7, pp.5-15.
Resumo(s)O presente artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada. Será apresentada uma parte desse projeto cujo principal objetivo foi o desenvolvimento do sentido do número em alunos do 1.º ano de escolaridade. Foi usado o Jogo do Dominó, com várias adaptações, porquanto se pretendia trabalhar as múltiplas representações dos números. A intervenção consistiu em quatro aulas de 90 minutos e foi realizada numa turma do 1.º ano com 26 alunos. De aula para aula foram sendo trabalhadas diversas representações dos números de modo a enriquecer progressivamente a compreensão dos números, a promover o desenvolvimento do sentido do número e a proporcionar experiências de aprendizagem facilitadoras das competências numéricas dos alunos. Neste artigo apenas serão apresentadas duas sessões em que o trabalho foi mais focado no uso de diferentes representações e de dominós.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52626
Versão da editorahttp://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Lopes_Domino_5_15(7_2016)_low.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lopes_Domino_5_15(7_2016)_low.pdf324,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID