Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52629

TítuloEstratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
Outro(s) título(s)Strategies for solving geometric problems by prospective teachers of the 1st/2nd cycles
Autor(es)Gomes, Alexandra
Viseu, Floriano
Palavras-chaveResolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Formação de professores.
Problem solving
Solving strategies
Teacher training
Data2017
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoGomes, A., & Viseu, F. (2017). Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(6), 329-333. DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2752
Resumo(s)A relevância que a resolução de problemas tem nos currículos de matemática levou-nos a averiguar as estratégias utilizadas por futuros professores na resolução de dois problemas de Geometria: um de contagem e outro de caminho mais curto. No problema de contagem, recorrem a esquemas para representar a situação e a tabelas para organizar e procurar regularidades nos dados. Nem todos procuram generalizar. Quanto ao problema de caminho mais curto, os futuros professores recorrem a esquemas para ilustrar a situação, que se tornam insuficientes para compreender e encontrar a solução do problema. Na resposta a este problema os futuros professores utilizam a linguagem natural sem qualquer sustentação matemática. A dificuldade que emerge nas suas resoluções indicia dever-se à ausência de mobilização de conhecimentos geométricos que ajudem a resolver o problema.
The relevance of problem solving in mathematics curricula has led us to investigate the strategies used by prospective teachers in solving two Geometry problems: one of counting and one of shorter path. In the counting problem, prospective teachers use schemas to represent the situation and tables to organize and look for regularities in the data. Not all of them tries to generalize. As for the shortest path problem, prospective teachers use schemes to illustrate the situation, which become insufficient to understand and find the solution to the problem. In response to this problem prospective teachers use natural language without any mathematical support. The difficulty that emerges in their resolutions is due to the lack of mobilization of geometric knowledge that help solve the problem.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52629
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2752
e-ISSN2386-7418
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2752
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem
CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2752-10216-1-PB (REIPE).pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID