Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52630
Título: | O conhecimento matemático dos Professores de 1.º ciclo em Portugal |
Autor(es): | Gonçalves, Catarina Vasconcelos Gomes, Alexandra |
Palavras-chave: | Papel do professor Conhecimento matemático Avaliação docente |
Data: | Out-2015 |
Citação: | Gonçalves, C. V. & Gomes, A. (2015). O conhecimento matemático de Professores de 1.º ciclo em Portugal. In Atas da CIEMeLP 2015: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Coimbra, Portugal. |
Resumo(s): | Durante muitas décadas, em todo o mundo, os esforços para se melhorar os sistemas educativos centraram-se sobretudo na organização e na gestão das escolas e na melhoria e na inovação dos currículos. Atualmente, a melhoria da qualidade de ensino e dos conhecimentos dos professores encontra-se na primeira linha dos fatores críticos a ter em conta para melhorar a educação, emergindo, assim, consequentemente, a relevância da avaliação dos professores. Neste perspetiva, com este trabalho, inserido no estudo do Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade Matemática Elementar, na Universidade do Minho, iniciado em Outubro de 2014, com recurso a uma metodologia mista, vai-se investigar o conhecimento matemático dos professores do 1º ciclo, em Portugal. Para isso, definiu-se as seguintes questões de investigação: (1) O que se avalia nos docentes de 1.º ciclo em Portugal? (2) Como se caracteriza o conhecimento matemático de professores de 1.º ciclo em Portugal até 5 anos de serviço? (3) Que conhecimentos matemáticos revelam os professores de 1º ciclo sobre conceitos de geometria elementares? (4) Quais os obstáculos (de natureza cognitiva, didática, epistemológica e metacognitiva) na construção de conceitos geométricos elementares por parte de professores de 1.º ciclo em Portugal? A recolha de dados será feita recorrendo fundamentalmente a 4 técnicas: análise documental, donde se dastaca a analise das Provas de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades – Componente Específica – Matemática nível 1 e respetivos resultados, questionário e entrevistas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52630 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CiEMeLP2015-1.pdf | 76,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |