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TítuloDo conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemática
Autor(es)Mandler, Marnei Luis
Gomes, Alexandra
Santos, Luciane Mulazani dos
Amaral, Aruana do
Palavras-chaveConhecimento Matemático para o Ensino
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Prática Docente Compartilhada
Ensino de Teoria de Números
Formação Inicial de Professores de Matemática.
DataOut-2017
EditoraUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)
RevistaAnais do Congresso Internacional de Ensino da Matemática
CitaçãoMandler, M.L.; Gomes, A.; Santos, l. M. & Amaral, A. (2017). Do conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemática. In Anais do VII CIEM, Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Canoas, Brasil. Canoas, RS, Brasil: ULBRA.
Resumo(s)A formação oferecida nos cursos brasileiros de Licenciatura em Matemática costuma privilegiar a aquisição de conhecimentos específicos referentes a conteúdos voltados essencialmente à Matemática Acadêmica que, em geral, se distanciam da Matemática utilizada no trabalho docente na escola básica. Neste texto, apresentamos uma atividade empírica desenvolvida em uma disciplina de uma Licenciatura em Matemática da região sul do Brasil, na qual uma professora de Matemática do Ensino Fundamental atuou de forma cooperativa com o professor do Ensino Superior no planejamento e na condução das aulas que trataram dos temas relacionados à operação de divisão com números naturais. Tal atividade, denominada Prática Docente Compartilhada em Teoria de Números, faz parte de uma pesquisa de doutorado em Ciências da Educação, em andamento, na especialidade de Educação Matemática. Duas edições destas práticas docentes compartilhadas foram executadas com o objetivo de integrar a formação específica em Teoria de Números com os conhecimentos da Matemática Escolar que serão exigidos do futuro professor no exercício de sua profissão docente, estimulando a aquisição de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino da divisão no ciclo básico. Indicamos os procedimentos metodológicos adotados e descrevemos um exemplo da abordagem utilizada, destacando os impactos percebidos na formação dos licenciandos e na docência dos próprios professores participantes. Concluímos que a inserção, no processo formativo de futuros professores, de uma profissional com experiência no ensino da Matemática Escolar, consiste em uma ação que permite aproximar a formação oferecida na Licenciatura da realidade posta pela prática docente na escola básica.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52747
ISSN2318-7271
Versão da editorahttp://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/view/7470
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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