Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5278

TítuloAb initio study of CsI
Outro(s) título(s)Estudo ab initio das propriedades do iodeto de césio
Autor(es)Ribeiro, R. M.
Eberlein, T. A. G.
Jones, R.
Oberg, S.
Briddon, P. R.
Sque, S. J.
Coutinho, J.
Torres, V. J. B.
Palavras-chaveCsI
Iodeto de cesio
Cesium iodide
dft
AIMPRO
Ab initio
Data2005
CitaçãoJORNADAS DO CENTRO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (CFUM), Guimarães, Portugal, 2005 - "Jornadas do Centro de Física da Universidade do Minho". [S.l. : s.n., 2005?].
Resumo(s)O Iodeto de Cesio é um material muito usado em detectores de raios X e em outros detectores de particulas de alta energia, usados em particular no CERN (experiencia ALICE). No entanto, apesar do seu uso intensivo, pouco se sabe das propriedades electrónicas do CsI, do que o torna um tão bom cintilador (emitindo em comprimentos de onda relevantes para o silí­cio), qual o mecanismo de degradação, e o que se pode fazer para melhorar a sua performance. Estudos do CsI por métodos de primeiros principios (ab initio) permitem esclarecer muitas coisas, ao descrever as propriedades do sistema com um mí­nimo de assumpções prévias e permitindo identificar as causas das principais caracterí­sticas e propriedades do material. Assim, tambem é possí­vel encontrar formas de melhorar as propriedades do CsI. Neste estudo determinaram-se uma série de propriedades do CsI usando a teoria do Funcional da Densidade, usando o código AIMPRO, desenvolvido na Universidade de Newcastle upon Tyne e na Universidade de Exeter. Em concreto, determinou-se a estrutura de bandas, a densidade de estados electrónicos, a constante dieléctrica, o índice de refracção, as constantes elásticas, fizeram-se mapas da densidade de carga e identificou-se as características das funções de onda devidas à formação de uma superfí­cie no CsI.
TipoPoster em conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5278
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CDF - FMNC - Outros Documentos/Other Documents (without refereeing)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
poster_Jornadas_CFUM.pdfPoster apresentado535,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID