Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52923

TítuloCultura organizacional de escola, liderança e produção de resultados
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveCultura de escola
Estilos de liderança
Excelência académica
Data17-Jan-2017
EditoraFundação Manuel Leão
CitaçãoTorres, Leonor L. (2017). Cultura organizacional de escola, liderança e produção de resultados. In Torres, Leonor L. & Palhares, José A. (Orgs.). A excelência académica na escola pública portuguesa. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, pp. 129-156.
Resumo(s)Sem perder de vista a multidimensionalidade inerente aos percursos escolares, a presente comunicação procura refletir sobre a importância dos factores organizacionais na construção dos resultados académicos. O enfoque incidirá sobre as dimensões intra-escolares, designadamente os efeitos da cultura de escola (nas suas diferentes facetas) e dos processos de liderança sobre a socialização dos estudantes. Optando por uma linha de pesquisa reflexiva, procura-se compreender os processos de construção de habitus (no sentido de Bourdieu) e os sistemas de disposições (na ótica de Lahire) estruturadores da cultura organizacional de escola. Do ponto de vista metodológico recorreu-se a dados recolhidos no âmbito de um estudo multicasos realizado em quatro escolas públicas do ensino secundário localizadas em diferentes regiões de Portugal. De entre o extenso corpus de informação compilada, mobiliza-se nesta interveção os dados provenientes da análise documental, dos inquéritos por questionário, das entrevistas individuais e dos focus group realizados aos alunos e das entrevistas realizadas a professores, gestores pedagógicos e Diretores. Os resultados apontam para as seguintes tendências gerais: i) relevância do efeito-escola no desenvolvimento de figurinos organizacionais, na definição de estilos e padrões de liderança e no modo como o programa de socialização institucional condiciona as representações dos alunos; ii) interiorização da cultura de escola, ao ponto de a maioria dos alunos atribuirem centralidade aos fatores organizacionais na construção da excelência académica; iii) apesar de o perfil sociográfico dos alunos confirmar a importância do background cultural no seu desempenho académico, estes atores secundarizam as dimensões externas (condição sociocultural das famílias) no condicionamento dos processos de escolarização, evidenciando os efeitos da longa socialização dos alunos na instituição escolar e do lugar central que este contexto ocupa no desenvolvimento de disposições face à escola.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52923
ISBN978-989-8151-47-6
Versão da editorahttp://www.fmleao.pt/a-excelencia-academica-na-escola-publica-portuguesa/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
L.Torres-Cap.VII_Cultura Organizacional de Escola.pdf
Acesso restrito!
2,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID