Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53030

TítuloA peritagem e avaliação de obras de arte: estratégias para a sua integração na educação estética
Autor(es)Lopes, Inês Florindo
Solé, Glória
Palavras-chavePeritagem
Avaliação
Obras de arte
Estética
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoLopes, I. & Solé, G. (2015). A Peritagem e avaliação de obras de Arte: Estratégias para a sua integração na educação estética. In Glória Solé (Org.). Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência patrimonial (pp.190-208). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)A experiência estética é vista como um processo cognitivo complexo, cuja natureza e os re-sultados dependem de conceitos e conhecimentos do observador. O objectivo, do tema, é tentar uniformizar concepções de identificação, pela criação de normas e critérios de peritagem (analisar, caracterizar) e avaliação (economia de mercado) de obras de arte. Qualquer experiência estética tem como primeira instância o prazer ou desprazer, não po-dendo ser plenamente compreendida sem o conhecimento, discussão e apresentação de conceitos relacionados com os estímulos e os aspectos cognitivos do processo de interpretação. As diferenças entre especialistas em arte e não especialistas está relacionada com os processos de conhecimento no alcance da compreensão das experiências estéticas de modo a serem desenvolvidas metodologi-camente, como um contributo na educação estética. A competência do perito e do avaliador vieram à tona nos últimos anos devido à ten-são questionada por vários especialistas e académicos, que lidam com obras de arte, nas mais va-riadas áreas, devido à ausência de uma metodologia unânime que seja sustentada em competên-cias, conhecimentos científicos e didácticos. Muitos conhecimentos operam sem esforço consciente e sem conhecimento tácito que sustente a experiência, e não são articulados dentro de uma meto-dologia credível. O perito e o avaliador deverão ser profissionais considerados com o mais alto nível de aquisição de competências e conhecimentos baseados na experiência e na investigação proces-sual através de uma metodologia de pesquisa fundamental na próxima fase de modernidade, que se irá diferenciar do passado. A questão da apreciação artística (análise, interpretação, conhecimento) nos domí-nios analítico/crítico e histórico/ cultural serão debatidas nas diversas formas de aprendizagens interdisciplinares, por diferentes profissionais e público, através de meios que permitam desenvolver um maior espírito crítico e capacidade de apreciação, investigação e valorização do património artís-tico evitando que a arte continue a ser considerada como um mero complemento de outras aprendi-zagens.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53030
e-ISBN978-989-8525-43-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inês Florindo & Glória SoléE-book-Educacao_Patrimonial.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID