Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5309

TítuloCorpos visuais: imagens do feminino na publicidade
Autor(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveCorpo
Imagem
Mulher
Publicidade
Data2003
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
CitaçãoIn MACEDO, Ana Gabriela ; Grossegesse, Orlando, org. – “Re-presentações do corpo”. Braga : Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2003. ISBN 972-8063-19-9. p. 115-132.
Resumo(s)Esta comunicação pretende interrogar de que forma o corpo feminino se torna imagem visual, se materializa em imagens, e que corpo de mulher é esse que é dado a ver nas imagens da cultura popular, mais especificamente nos anúncios publicitários. Importa saber que imagens do corpo feminino são estas, construídas a partir do discurso visual, e que são incorporadas pelas mulheres como desejáveis para si; ou seja, que modelos de corpo feminino estão em jogo na publicidade e que determinam não só as construções identitárias do feminino face à sua aparência, mas também as atitudes e comportamentos percepcionados pelas mulheres como apropriados face ao seu corpo, segundo aqueles padrões. Assim, proponho uma primeira reflexão acerca da relevância da aparência, do corpo e do eu visual para a mulher – a ideia da mulher-visão. Seguidamente, apontarei para a pertinência da análise de mensagens visuais (representações visuais), mais especificamente de anúncios publicitários, como modo de leitura do imaginário social e das práticas construídas à volta do feminino. Por fim, convido-vos a um mergulho nestas imagens que falam por si, mas que devemos fazer falar. Para as enquadrar apontarei para a tese de que a mulher representada na publicidade cumpre a função de superfície visual e corporal onde se inscrevem dois modelos de mulher: a mulher bela e a mulher erótica. As reflexões aqui apresentadas e as imagens com que as ilustraremos inserem-se no âmbito de uma tese de carácter mais vasto (não apenas centrada no corpo) que procura interrogar as relações entre o visual e o social no que diz respeito ao feminino. A análise do corpus ainda está a decorrer, logo, a reflexão aqui apresentada será necessariamente ainda uma tentativa, exploratória e sujeita a revisão. De qualquer forma, talvez seja interessante explorar visualmente alguns dos traços relevantes que já foi possível determinar.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5309
ISBN972-8063-19-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MotaRibeiroS_corposvisuais_03.pdf441,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID