Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/53138

TitleA compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: Um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Author(s)Costa, Anabela
Solé, Maria Glória Parra Santos
KeywordsCompreensão Temporal
Tempo do Calendário
Socioconstrutivismo
Issue date2017
PublisherCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
CitationCosta, A. & Solé, G. (2017). A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp.180-200). Porto: CITCEM
Abstract(s)Atualmente é reconhecida a relevância da aprendizagem do tempo para a compreensão histórica, evidenciada pelas referências relativas ao conceito de tempo presentes nos documentos orientadores da prática pedagógica. A investigação que se apresenta resulta de um estudo desenvolvido com alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, em torno da compreensão temporal, em contexto de intervenção pedagógica supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. Através do projeto desenvolvido, de cariz socioconstrutivista, procurámos explorar o conceito de tempo nas suas várias dimensões. No entanto o foco desta comunicação incide no tempo do calendário, trabalhado em quatro sessões desenvolvidas no âmbito do projeto implementado. Neste período realizámos atividades com o objetivo de favorecer e desenvolver o conhecimento e a compreensão temporal dos alunos, no sentido de contribuir para uma melhor aprendizagem da história. Apresentamos as conclusões a que chegámos a partir da análise de dados recolhidos após a concretização das atividades enunciadas.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53138
ISBN978-989-8351-74-6
Publisher versionhttp://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ebook_Epistemologias_e_Ensino_de_Histria_Anabela Costa & Glória Solé.pdf439,33 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID