Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53138
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Anabela Pinheiro Teixeira | por |
dc.contributor.author | Solé, Glória | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T17:35:02Z | - |
dc.date.available | 2018-03-21T17:35:02Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Costa, A. & Solé, G. (2017). A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp.180-200). Porto: CITCEM | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8351-74-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53138 | - |
dc.description.abstract | Atualmente é reconhecida a relevância da aprendizagem do tempo para a compreensão histórica, evidenciada pelas referências relativas ao conceito de tempo presentes nos documentos orientadores da prática pedagógica. A investigação que se apresenta resulta de um estudo desenvolvido com alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, em torno da compreensão temporal, em contexto de intervenção pedagógica supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. Através do projeto desenvolvido, de cariz socioconstrutivista, procurámos explorar o conceito de tempo nas suas várias dimensões. No entanto o foco desta comunicação incide no tempo do calendário, trabalhado em quatro sessões desenvolvidas no âmbito do projeto implementado. Neste período realizámos atividades com o objetivo de favorecer e desenvolver o conhecimento e a compreensão temporal dos alunos, no sentido de contribuir para uma melhor aprendizagem da história. Apresentamos as conclusões a que chegámos a partir da análise de dados recolhidos após a concretização das atividades enunciadas. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Compreensão Temporal | por |
dc.subject | Tempo do Calendário | por |
dc.subject | Socioconstrutivismo | por |
dc.title | A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim | por |
oaire.citationConferenceDate | 11 Set. - 13 Set. 2016 | por |
sdum.event.title | XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 180 | por |
oaire.citationEndPage | 200 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ebook_Epistemologias_e_Ensino_de_Histria_Anabela Costa & Glória Solé.pdf | 439,33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons