Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5319

TítuloIdentidade e heróis civilizadores: "l'Empire Lunda" e os Aruwund do Congo
Autor(es)Palmeirim, Manuela
Palavras-chaveEtnicidade
Mitos de fundação
Aruwund (Lunda)
Congo
Data1998
CitaçãoJORNADAS DE ANTROPOLOGIA, 1, Braga, Portugal, 1998 – “Modernidades, etnicidades, identidades : actas”. [S.l. : s.n., 1998?].
Resumo(s)Os mitos de fundação do Estado parecem desempenhar com frequência um papel central nos discursos “etnicizantes” e nacionalistas africanos. Também entre os aruwund do sul da República Democrática do Congo e povos aparentados o complexo de tradições orais que relata a chegada de um caçador estrangeiro e subsequente fundação da realeza é evocado para reivindicar uma identidade “lunda” mais vasta, capaz de congregar grupos política e linguisticamente distintos. Este texto pretende argumentar que o que faz destas tradições orais instrumentos particularmente aptos a integrar discursos identitários não advém do facto de constituírem uma referência a uma experiência histórica partilhada mas decorre antes da natureza destas narrativas que, pela sua própria estrutura, constituem mecanismos ideológicos de construção da identidade social.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5319
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:NEA - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Identidade e heróis.pdf50,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID