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TítuloA compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB
Autor(es)Solé, Glória
Palavras-chaveCompreensão temporal
Cronologia
Mudança
Consciência temporal e histórica
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSolé, G. (2015). A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. In Joaquín Prats, Isabel Barca e Ramón Lopes Facal (Org.). Historia e Identidades Culturales (pp.95- 112). Braga: CIEd, Universidade do Minho. E-book.
Resumo(s)É consensual pelos investigadores em Educação histórica que a compreensão do tempo é crucial para a compreensão histórica. Contudo, a abordagem sobre o desenvolvimento da compreensão histórica e temporal pelas crianças foi nas últimas décadas uma área de investigação bastante controversa. Na primeira parte deste artigo apresenta-se uma breve revisão da investigação relacionada com o ensino de história que tende a evidenciar a relevância da importância da compreensão temporal e de conceitos de tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico nas crianças. Na segunda parte discutem-se alguns resultados de um estudo realizado no âmbito do meu projeto de doutoramento: “A História no 1.º ciclo do Ensino Básico: a concepção do tempo e a compreensão histórica das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento”. O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento de conceitos de tempo pelas crianças e a sua relação com a compreensão histórica, para uma nova abordagem do ensino de História a crianças no 1.º ciclo de escolaridade. É um estudo longitudinal realizado em duas turmas (1.º ano e 3.º ano) que foram acompanhadas ao longo de dois anos letivos, numa escola urbana de Braga (Portugal). Apresentam-se os resultados de entrevistas semi-estruturadas realizadas no início e no final dos anos letivos, associadas a uma tarefa de ordenação de imagens relacionadas com famílias de diversas épocas. Os dados sugerem um desenvolvimento de competências ao nível da ordenação cronológica e uma complexificação d o raciocínio temporal destes alunos ao longo dos dois anos do estudo, nomeadamente em relação às suas conceções sobre mudança.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53193
ISBN978-989-8525-41-3
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/1822/41768
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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