Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5321

TítuloAnálise do comportamento de reforços exteriores de betão armado submetidos a elevadas temperaturas
Autor(es)Vaz, Nelson
Aguiar, J. L. Barroso de
Camões, Aires
Palavras-chaveReforço externo
Cola epoxídica
Data4-Dez-2003
EditoraAssociação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM)
CitaçãoLamas, António [et al.], org. –“Congresso de construção metálica e mista, 4 Lisboa, 2003”. Coimbra : Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, 2003. ISBN 97-298-3765-1. p. 561-569.
Resumo(s)O reforço e reabilitação de estruturas de betão armado recorrendo a chapas metálicas coladas, assume-se como umas das técnicas mais utilizadas. Para isso contribuem factores como a rapidez de execução e a pouca influência na arquitectura. A aplicação das chapas metálicas nos elementos da estrutura é normalmente feita através de colas de base epoxídica. A integridade do sistema pode ser afectada por várias situações, em que se destaca a exposição a ambientes agressivos, nomeadamente pela presença de temperaturas elevadas. Para se estudar a influência do aumento da temperatura neste tipo de reforço foram aplicadas chapas metálicas em provetes de argamassa. Após uma exposição térmica de 24 ""feçras a 20°C, 40°C e 60°C os provetes foram ensaiados à flexão à mesma temperatura. Os resultados demonstram que à temperatura ambiente, 20°C, os provetes reforçados apresentam maior resistência à flexão. Contudo com o aumento da temperatura, as roturas que a 20°C se verificaram pela argamassa, deram lugar, cada vez com maior incidência, à descolagem do reforço. A resistência térmica deste sistema de reforço externo não é muito elevada. Por esta razão a sua aplicação em locais onde se prevejam elevadas temperaturas carece de protecção.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5321
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-MAT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
const_met_mist.pdf3,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID