Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53287

TítuloA educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores
Outro(s) título(s)Higher education in the knowledge economy, the disregard of social sciences and humanities and teacher training
Autor(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveEducação superior
Economia do conhecimento
Ciências sociais e humanas
Formação de professores
Higher education
Knowledge economy
Social sciences and humanities
Teacher training
Data2015
EditoraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
RevistaAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Resumo(s)Na primeira parte do artigo, faz-se uma breve reflexão sobre a universidade no contexto da economia do conhecimento. Numa segunda parte, tendo em conta essencialmente a realidade portuguesa, questiona-se a subalternização crescente das ciências sociais e humanas e, dentro delas, das ciências da educação. Por último, chama-se a atenção para o facto de os dilemas atuais na formação de professores poderem ser, pelo menos em parte, discutidos como consequência da discrepância entre a importância potencial do conhecimento das ciências da educação e a baixa atenção ou desvalorização que estas recebem da parte da sociedade, dos decisores políticos e, por vezes, da própria comunidade científica. Em qualquer dos casos, estas situações nunca são indiferentes às visões e orientações político-ideológicas dominantes.
In the first part of the article I make a brief reflection about the university within the context of the knowledge based economy. In a second part, considering essentially the Portuguese reality, I put in question the growing subalternization of the Social Sciences and Humanities and, among these, of the Educational Sciences. Finally, I draw attention to the fact that the current dilemmas of teacher training might be, at least in part, discussed as a consequence of the discrepancy between the potential importance of the knowledge delivered by the Educational Sciences and the lack of attention or devaluation they receive from society, policy-makers and sometimes even from the scientific community. In any case, these situations are never indifferent to the dominant visions and political-ideological orientations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53287
DOI10.590/S1414-40772015000200002
ISSN1414-4077
e-ISSN1982-5765
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772015000200269&script=sci_abstract&tlng=es
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a educação superior na economia do conhecimento.pdf719,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID