Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53303

TítuloO Discurso Direto em interações orais coloquiais
Autor(es)Marques, Aldina
Palavras-chaveGéneros do oral
Discurso relatado
Discurso direto
Discurso atributivo
Data2015
EditoraUniversidade da Coruña. Departamento de Galego-Portugués, Francés e Lingüística
CitaçãoMarques, M. A. (2015). O Discurso Direto em interações orais coloquiais. In M. A. Marques & X. M. Sánchez Rei (Orgs), Novas perspectivas linguísticas no espaço galego-português (monografia) (pp.89-109). Corunha: Universidade da Corunha.
Resumo(s)O Discurso Relatado (DR) tem sido objeto de investigação em Português Europeu, mas são análises que privilegiam a escrita e o texto literário; dão conta das suas especificidades com destaque para a categoria dos verbos introdutores do discurso, cuja riqueza e variedade é assinalável. Entre outras questões, sistematicamente olvidadas ou insuficientemente apresentadas, torna-se necessário perspetivar a abordagem do DR na atenção aos géneros, da escrita e da oralidade, e aos parâmetros da enunciação, pois são heterogeneidades que é forçoso ter em conta. O corpus considerado para análise é um conjunto de interações verbais orais autênticas, constituído por entrevistas sociolinguísticas; foi elaborado no âmbito do projeto de investigação Perfil sociolinguístico da fala bracarense, com a referência FCT PTDC/CLE-LIN/112939/2009. A partir do inventário das ocorrências de DR no corpus selecionado, o objetivo é determinar as suas características, num género oral coloquial, a entrevista sociolinguística. Em particular, pretende-se determinar a relação entre DR, na modalidade de DD, e coloquialidade pela atenção: - às marcas de construção do DD - ao modo como o locutor integra o discurso citado no seu próprio discurso - aos modos específicos de introdução do DD, isto é, ao discurso atributivo e às suas estruturas lexicais e sintáticas. A análise que realizámos, para além da importância para a descrição do português oral, pretende contribuir, desde logo pelo corpus constituído, mas também pelos resultados obtidos, para o ensino/aprendizagem do PLnM.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53303
ISBN978-84-9749-620-9
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4_Marques. CORUNHA.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID