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dc.contributor.authorMartins, Fernandapor
dc.contributor.authorMacedo, Ana Paulapor
dc.date.accessioned2018-03-27T14:23:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMartins, Fernanda & Macedo, Paula (2015). O Novo Modelo de Gestão da Escola Pública e as Práticas de Gestão do Diretor: Opiniões e Perspetivas dos Atores Educativos de uma Escola do Norte de Portugal. In Virgínio Sá, Leonor Torres, Guilherme Silva & Daniela Silva (orgs.), II Colóquio Internacional De Ciências Sociais da Educação:O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas (581-589). Braga: Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educaçãopor
dc.identifier.isbn978-989-8557-57-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53581-
dc.description.abstractO novo modelo de gestão da escola pública portuguesa (Decreto-Lei nº 75/2008) inscreve-se num contexto mais amplo de estudo que consiste na agenda gerencialista de inspiração neoliberal no campo da educação. Na presente comunicação privilegia-se uma das alterações mais significativas subjacentes ao referido modelo, a emergência da figura do diretor de escola. Trata-se de um estudo de caso, realizado no âmbito do grupo de investigação A governação e gestão das escolas públicas: o(a) diretor(a) em ação (Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho), cujos dados são agora apresentados a partir das perspetivas e opiniões de diferentes atores educativos. O principal objetivo é problematizar, com carácter exploratório, se as práticas de gestão continuam a ser orientadas, ainda que num registo informal, pelo princípio da gestão democrática, da colegialidade e da participação, ou se essas práticas são orientadas pelas novas competências que a lei confere ao diretor de escola, marcadas pela liderança unipessoal e pela concentração de poderes nesse órgão de gestão.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDe Facto Editorespor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectDiretor de escolapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGerencialismopor
dc.titleO novo modelo de gestão da escola pública e as práticas de gestão do diretor: opiniões e perspetivas dos atores educativos de uma escola do norte de Portugalpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationConferenceDate01 - 03 Out. 2015por
sdum.event.titleII Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticaspor
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage581por
oaire.citationEndPage589por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationII Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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