Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53675

TítuloOs conhecimentos da Matemática nos cursos do IFSC-Florianópolis: a relação com as reprovações
Autor(es)Coan, Lisani Geni Wachholz
Moretti, Méricles Thadeu
Viseu, Floriano
Fernandes, Andrino
Palavras-chaveReprovações
Conhecimentos de Matemática
Cursos do IFSC
Disapprovals
Mathematics knowledge
IFSC degrees
Data2017
Resumo(s)A disciplina de Matemática é das que, por razões várias, apresenta maiores índices de reprovação. O constrangimento que esses índices causam ao devir profissional do professor levou-nos a analisar os fatores que envolvem a reprovação dos alunos nesta disciplina em cursos de nível médio e superior do IFSC, de Florianópolis. Adotando uma abordagem mista, recolheu-se os dados através de um questionário a alunos com histórico em reprovações em Matemática. Destaca-se alguns fatores que interferem nesse processo, como a falta de espaços e horários adequados para o estudo; o uso restrito do recurso das TIC; a relação entre professor e aluno, questões de ordem curricular e o histórico de sua formação acadêmica, entre outros. Observa-se que é preciso rever aspetos relacionados à organização curricular, tais como a relação dos alunos com o saber, as políticas adotadas pela Instituição para com alunos que reprovam e demais fatores de cunho pedagógico dos atores envolvidos no processo.
Mathematics is one of the subjects that, for various reasons, present higher failure rates. The constraint that these rates causes to the professional becoming of the teacher led us to analyse the reasons that lead to of students’ failure in this subject in middle and higher degrees in IFSC, at Florianópolis. Adopting a mixed approach, the data was collected through a questionnaire to students with a failure history in Mathematics. Some factors that interfere in this process are highlighted, such as the lack of adequate spaces and schedules for study; the restricted use of ICT; the relationship between teacher and student, curricular questions and the teacher’s academic formation, among others. We claim that it is necessary to review aspects related to curricular organization, such as the relation of students with knowledge, the policies adopted by the Institution to students who fail and other pedagogical factors of the actors involved in the process.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53675
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
galoa-proceedings--coloquio-60576-os-conhecimentos.pdf483,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID