Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53686
Título: | O humor em manuais escolares de matemática |
Autor(es): | Menezes, L. Ribeiro, A. Oliveira, A. M. Delplancq, V. Gomes, H. Martins, A. P. Matos, I. A. Viseu, Floriano Flores, P. Balula, J. P. |
Palavras-chave: | Humor ensino da Matemática manuais escolares ensino básico |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O humor tem larga presença na vida das pessoas, combinando elementos afetivos e cognitivos com o intuito de bem-dispor. Para além dos contextos de lazer, o humor tem também sido utilizado em contextos associados ao trabalho, nomeadamente nas escolas, colocado ao serviço do ensino. Sendo os manuais escolares um recurso muito utilizado pelos professores, particularmente pelos de Matemática, pareceu-nos pertinente: (i) averiguar a utilização do humor em manuais escolares de Matemática; e (ii) descrever o humor utilizado nos manuais, discutindo o seu enquadramento didático. Para isso, submetemos a análise de conteúdo quatro manuais escolares de Matemática (dos 4.º e 5.º anos de escolaridade) com larga difusão nacional. Os resultados revelam que o humor, tanto no texto como na ilustração, não tem praticamente expressão nos manuais. Ainda assim, todos os manuais valorizam, ao nível da ilustração, situações de boa disposição, apresentando, recorrentemente, pessoas a rir. Humor has a wide presence in people's lives, combining affective and cognitive elements with the intention of well-being. In addition to the leisure contexts, humor has also been used in contexts associated with work, namely schools, placed at the service of teaching. Since school textbooks are a resource widely used by teachers, particularly those of mathematics, it seems pertinent to us: (I) to access the usage of humor in Mathematics school textbooks; and (ii) describe the humor used in textbooks and discuss their didactic framework. For this, we submitted, to content analysis, four textbooks of Mathematics (of the 4th and 5th grades) with wide national diffusion. The results reveal that humor, both in the text and in the illustration, has practically no expression in the textbooks. Even so, all textbooks value, at the illustration level, light-hearted situations, presenting repeatedly, people laughing. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53686 |
ISBN: | 978-972-8768-67-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O HUMOR EM MANUAIS ESCOLARES DE MATEMÁTICA.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |