Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53774

TítuloCiência no dia-a-dia numa comunidade terapêutica
Outro(s) título(s)Everyday science in a therapeutic community
Autor(es)Martins, Elisabete
Oliveira, Clara Costa
Ismael, Luís
Bandeira, Teresa
Nobre, Alexandra
Palavras-chavenon-formal education
community intervention
addiction
Data2017
EditoraInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação
Resumo(s)A adição afeta um grupo cada vez mais díspar de indivíduos que tendem a ser discriminados e desacreditados pela sociedade. Esta marginalização condiciona vários domínios da sua vida, como o percurso profissional e a construção de relações interpessoais. Este trabalho, de âmbito comunitário em Educação não-formal de adultos foi desenvolvido em conjunto com o STOL - Science Through Our Lives (um projeto de comunicação de ciência da Universidade do Minho). O público-alvo é constituído por um grupo de residentes de uma comunidade em processo de tratamento por problemas de adição e/ou distúrbios comportamentais. A nossa ação visou a promoção e a valorização do desenvolvimento pessoal e social da comunidade, centrando-se na transformação do quotidiano por forma a melhorar o bem-estar conjunto. Como eixos orientadores definiram-se os seguintes objetivos: fomentar a partilha e reflexão; promover a autonomia e a participação e sensibilizar para a importância da ciência na compreensão do mundo. Em sequência implementaram-se atividades de ciência agrupadas sob a definição “A Ciência da Nossa Vida”, que contaram com a participação direta dos envolvidos. Como exemplo referem-se: a sensibilização sobre drogas lícitas como o álcool (quantificação do álcool presente em diferentes bebidas e desenvolvimento de uma fermentação alcoólica) e tabaco (construção de um “cigarro gigante”, representação da sua composição química e exposição de imagens alusivas aos riscos) e ilícitas como a cannabis, cocaína e heroína (países e plantas de origem e consequências do seu consumo), promoção de um estilo de vida saudável (criação de uma horta biológica e adaptação a hábitos alimentares adequados) e observação do mundo que nos rodeia a outra escala (identificação de estrelas e constelações). De forma a verificar o impacto das atividades recorreu-se a um questionário modelo, avaliador das reações dos participantes, e à apreciação analítica pela investigadora, com base na observação direta e em notas de campo. Todo este processo permitiu o desenvolvimento do espírito crítico e a consciencialização sobre as temáticas, por parte da população-alvo, alertando para a importância de impulsionar intervenções similares É crucial conhecer bem o contexto a as particularidades de cada indivíduo, para tornar a intervenção eficaz e, simultaneamente, valorizada pela população.
Addiction affects an increasingly diverse group of individuals that are usually discriminated and impeached by society. This marginalization dictates many aspects of their lives, such as the professional paths and the building of interpersonal relationships. The present work, held at an institution in the context of adult non-formal education, was developed together with STOL – Science Through Our Lives (science communication project from University of Minho). The target population was undergoing a therapeutic process due to addiction and/or behavior disorders. Our actions aimed the promotion and the social/personal development of the persons involved and focused on daily life transformations in order to improve their welfare.As main guidelines the following goals were defined: promote share and reflection, foster autonomy and participation, and finally, make people aware of the importance of science in understanding the world. Science communication activities were grouped under the definition “A Ciência da Nossa Vida” (The Science of Our Lives) and implemented by deeply involving the community members under treatment. Some of the topics addressed were: raise awareness about licit drugs such as alcohol (alcoholic content quantification of different drinks and alcoholic fermentation experiment) and tobacco (construction of a “giant cigarette” representing its chemical composition) and illicit drugs like cannabis, cocaine and heroin (production countries, plants of origin and health consequences of consumption), promotion of healthy lifestyle (creation of a biological garden and adaptation to proper eating habits) and finally, observation of the world around us on a larger scale (identification of stars and constellations).In order to assess the outcomes of these activities we relied on a standard survey, that measured participants’ reactions, as well as the researcher’s analytical insights, based upon direct observations and field notes. This whole process allowed the development of critical thinking and arose the awareness on the topics addressed by the community under treatment, serving as a reminder for the importance of similar interventions on these kind of target-publics. It is also crucial to know the setting and each person very well, so that the intervention can be effective, and simultaneously valued by the people for which it is intended.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53774
ISBN978-989-8756-12-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Comunicações
DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
livro_resumos_2017_final.pdf755,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID