Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54097

TítuloRelacionamentos na qualidade percebida do Ensino Superior Politécnico: um estudo exploratório
Autor(es)Igreja, Carla
Teixeira, Andreia Sofia da Costa
Casais, Beatriz Graça Luz
Palavras-chaveQualidade
Ensino Superior
Marketing Relacional
SERVQUAL
Data2017
EditoraISAG – European Business School
RevistaEuropean Journal of Applied Business and Management
Resumo(s)Objetivo: averiguar o impacto dos relacionamentos interpessoais (entre os prestadores de serviços e os alunos) e o grau de relacionamento na qualidade percebida e na satisfação no Ensino Superior Público Politécnico em Portugal. Desenho/metodologia/abordagem: a metodologia é exploratória e procedeu-se a uma análise na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O método utilizado é de caráter descritivo, de natureza quantitativa e teve por base um inquérito presencial que aplica o modelo SERVQUAL e uma escala de avaliação do grau de relacionamento e da estratégia de fidelização. Resultados: os cento e oitenta e dois inquéritos aplicados aos alunos da ESCE evidenciam que a dimensão empatia é aquela em que as perceções mais se aproximam das expetativas entre as cinco dimensões do modelo SERVQUAL. A dimensão com menores diferenças (gap) entre as perceções e expetativas é a empatia (-0.76). A dimensão segurança ocupa a segunda dimensão percebida com menor diferença (-0.77). De seguida, seguem-se as dimensões capacidade de resposta (-0.79), fiabilidade (-0.91) e tangibilidade (-1.35). Os resultados evidenciam que existe um grau de relacionamento e uma estratégia de fidelização por parte da escola em relação aos alunos. Assim, a instituição deverá continuar a investir na dimensão empatia e no marketing relacional para potenciar a qualidade percebida e a satisfação dos alunos. Originalidade/valor: os relacionamentos são fontes de valor na qualidade percebida e satisfação dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior Público Politécnico em Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54097
ISSN2183-5594
Versão da editorahttp://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/218/218-SI-ICABM
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:EEG - Artigos noutras revistas, com arbitragem científica

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