Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54232

TítuloExperiences of babies with written language
Outro(s) título(s)Experiências de contacto dos bebés com a linguagem escrita
Autor(es)Moreira, Maria Fátima
Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveChildhood
Emergent literacy
Family literacy
Literacia emergente
Literacia familiar
Infância
Data2015
EditoraUniversidade de Brasília. Instituto de Psicologia
RevistaPsicologia: Teoria e Pesquisa
CitaçãoMoreira, Maria Fátima, & Ribeiro, Iolanda. (2015). Experiências de Contacto dos Bebés com a Linguagem Escrita. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(1), 5-14. https://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011167005014
Resumo(s)The purpose of this study is to characterize the literacy experiences ofbabies aged between 14 and 24 months. In this study, four issues were analysed: which type of written language experiences are offered to the children, how parents value these literacy experiences, the way parents perceive their own role in the literacy development of their children and what parents know about their means of contributing to the literacy development of their children. Six mothers were interviewed. These interviews were analysed with the use of a categorical content analysis. The results suggest that mothers value and include in their practices facilitative and mediation actions of literacy experiences with their children, noting some variability depending on the respective qualifications.
Este estudo exploratório visa descrever as experiências de literacia de bebés entre os 14 e os 25 meses. Analisamse quatro questões, que experiências envolvendo a linguagem escrita no seio familiar são proporcionadas aos bebés, qual o valor que os pais lhes atribuem, como percepcionam o seu papel na promoção do desenvolvimento literácito dos filhos e como podem contribuir para o desenvolvimento da literacia dos mesmos. Adotou-se uma metodologia qualitativa, com recurso à análise de conteúdo categorial das respostas dadas por seis mães em entrevista individual e semiestruturada. Concluiu-se que estas mães valorizam e incluem nas suas práticas ações facilitadoras e de mediação de experiências de literacia por parte dos seus bebés, notando-se alguma variabilidade em função das respetivas habilitações académicas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54232
DOI10.1590/0102-37722015011167005014
ISSN0102-3772
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
0102-3772-ptp-31-01-0005 (1) bebes.pdf318,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID