Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54280

TítuloValores como preditores da satisfação com a vida em jovens
Outro(s) título(s)Values as predictors of life satisfaction in youths
Valores como predictores de satisfacción con la vida en los jóvenes
Autor(es)Marques, C.
Silva, A. D.
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chavevalues
satisfaction
prediction
youth
valores
satisfacción
predicción
jóvenes
valores
satisfação
predição
jovens
Data2017
EditoraUniversidade de São Francisco
RevistaPsico-USF
Resumo(s)Numa perspectiva funcionalista, os valores são uma expressão cognitiva das necessidades humanas, princípios que orientam o comportamento para metas mais pessoais, sociais ou gerais de vida, cujo impacto psicossocial merece mais investigação. Neste estudo, analisou-se em que medida o tipo de orientação dos valores prediz a satisfação com a vida de 562 jovens portugueses (n = 303, 53,9% mulheres), com idades entre 14 e 22 anos (M = 16,9, DP = 1,71), que frequentam o ensino médio: via profissionalizante (63,7%) e regular (36,3%). Os jovens completaram o Questionário de Valores Básicos e a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados da análise de regressão linear indicam que a orientação dos valores explica menos de um quarto da variabilidade da satisfação com a vida, o que suscita a necessidade de se analisar o seu poder explicativo em conjunto com outras variáveis, por exemplo, de personalidade e sociocognitivas.
In a functionalist perspective, values are a cognitive expression of human needs as well as principles that guide behaviors to personal, social or general life goals, whose psychosocial impact deserves more investigation. This study aimed to analyze whether the type of values orientation predicts life satisfaction in 562 Portuguese youths (n = 303, 53.9% women) aged 14 to 22 years (M = 16.9; SD = 1.71), attending high school studies, being 63.7% technical and (36.3%) regular high school.Students completed the Basic Values Survey and the Satisfaction With Life Scale. The results of the linear regression analyzes indicate that the values orientation explains less than a quarter of life satisfaction variability, which indicated the need to further analyze its explanatory power together with other variables, such as, personality and socio-cognitive.
Desde el punto de vista funcional, los valores son una expresión cognitiva de las necesidades humanas, principios que orientan el comportamiento hacia metas más personales, sociales o generales de vida, cuyo impacto psicosocial necesita más investigación. En este estudio se analizó en qué medida el tipo de orientación de los valores predice la satisfacción con la vida de 562 jóvenes portugueses (n = 303, 53.9% mujeres), con edades entre 14 y 22 años ( = 16.9, P = 1.71) que frecuentan Enseñanza Secundaria: profesional (63.7%) y normal (36.3%). Los jóvenes completaron el Cuestionario de Valores Básicos y la Escala de Satisfacción con la Vida. Los resultados del análisis de regresión lineal indican que la orientación de los valores explica menos de una cuarta parte de la variabilidad de satisfacción con la vida, lo que plantea la necesidad de analizar su poder explicativo, junto con otras variables, por ejemplo, de personalidad y socio-cognitivas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54280
DOI10.1590/1413-82712017220202
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Psicousf401052167003.pdf440,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID