Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54284

TítuloEcology of children’s career development: a review of the literature
Outro(s) título(s)Ecologia do desenvolvimento profissional das crianças: uma revisão da literatura
Autor(es)Taveira, Maria do Céu
Oliveira, I.
Araujo, A. M.
Palavras-chavecareer development
children
bioecological model
desenvolvimento profissional
crianças
modelo bioecológico
Data2016
EditoraUniversidade de Brasília (UnB)
RevistaPsicologia: Teoria e Pesquisa
CitaçãoTAVEIRA, Maria do Ceu; OLIVEIRA, Íris Martins and ARAUJO, Alexandra Mendes. Ecology of Children's Career Development: A Review of the Literature. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2016, vol.32, n.4 [cited 2018-04-14], e324211. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000400211&lng=en&nrm=iso>. Epub June 22, 2017. ISSN 0102-3772. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e32411.
Resumo(s)Previous efforts to elaborate an organizing framework for the study of children’s career development identified its main dimensions and processes. However, the existing literature on children’s ecological subsystems is scarce. This article presents a literature review of the context of children’s career development. Based on Bronfenbrenner’s theory, 36 eligible articles covered the following subjects: the Microsystems family and school; the mesosystems family-school/peer-school relations and antecedents of transitions; the exosystems parents’ work situation, social class, curriculum and teachers’ professional development; the macrosystems ethnicity and culture; and the chronosystems passage of time over the life-course and across generations. An ecological perspective can be included in an organizing framework of children’s careers and support further research and intervention. Empirical and practical implications are discussed.
Esforços prévios para organizar um modelo organizador do estudo do desenvolvimento profissional das crianças têm identificado as suas principais dimensões e processos. Contudo, a literatura existente sobre os subsistemas ecológicos das crianças é escassa. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre os contextos de desenvolvimento profissional das crianças. De acordo com a teoria de Bronfenbrenner, 36 artigos elegidos abordam: os microssistemas família e escola; os mesossistemas família-escola/pares-escola e antecedentes de transições; os exossistemas situação profissional parental, classe social, currículo e desenvolvimento profissional de professores; os macrossistemas etnia e cultura; e os cronossistemas passagem do tempo no ciclo vital e entre gerações. Uma perspetiva ecológica pode ser incluída em um modelo organizador do desenvolvimento profissional das crianças e apoiar ivestigações e intervenção futuras. Discutem-se implicações empíricas e práticas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54284
DOI10.1590/0102.3772e32411
ISSN0102-3772
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Psicologia Teoria e Pesquisa.pdf346,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID