Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54320

TítuloA evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pós-ENEM-SISU
Outro(s) título(s)Dropout frequency in undergraduation courses of the Federal University of the Reconcavo of Bahia post-ENEM - SISU
Autor(es)Santos, Janete dos
Orientador(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveEducação superior
ENEM
SISU
Evasão
Abandono
Higher education
Dropout frequency
Abandonment
Data11-Dez-2017
Resumo(s)A presente investigação aporta-se na temática da evasão na educação superior em uma instituição federal de ensino superior no Brasil após a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU) como mecanismo de acesso de novos estudantes. A pesquisa abrangeu o período entre 2010 e 2013 analisando o perfil daqueles que ingressaram durante esse tempo e que saíram da instituição. Com o objetivo de compreender a evasão de forma multidimensional, a investigação foi iniciada com a busca da redefinição conceptual, o que gerou três vias conceituais para a evasão: a forma semântica de apresentação do vocábulo que converge com a saída do estudante; ao efeito cultural ou de representação adotado a partir do contexto de cada instituição e, por fim, a forma metodológica, estabelecida matematicamente pelos órgãos de supervisão para o cálculo do indicador daqueles que abandonam. As considerações teóricas explicitaram diferentes fatores que transitaram entre as dimensões socioeconômicas, individuais e institucionais e que podem estar relacionados ao fenômeno. Desse modo, o método de investigação, consonante com o objetivo, encontrou no estudo de caso a estratégia para responder aos motivos da evasão na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, lócus da pesquisa. Do mesmo modo, o paradigma metodológico qualitativo referendou-se pelo recurso a instrumentos de recolha dos dados de natureza qualitativa e quantitativa. A análise documental dos dados dos estudantes demonstrou que esses estudantes são jovens entre 18 e 24 anos, pretos e pardos, com renda familiar abaixo de quatro salários mínimos, logo socialmente nas classes C, D e E, sendo que os cursos na área de exatas são os mais afetados com o abandono. O Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, Zootecnia, Ciências Sociais e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde junto com a Licenciatura em Física foram os cursos com maiores índices de evadidos em cada centro de ensino. Os resultados do inquérito por questionário aplicado a 252 estudantes e as entrevistas realizadas com 29 professores, apontaram para a multidimensionalidade do fenômeno, na medida em que os motivos transitam por diferentes fatores. A análise fatorial exploratória contribuiu para o entendimento de que os fatores organizacionais e institucionais permeiam de maneira mais persistente a evasão na instituição. Desse modo, concluiu-se que, conjugando-se com o perfil socioeconômico dos estudantes evadidos, a permanência precisa ir além de assegurar condições materiais, mas comprometer-se com o acolhimento e a permanência pedagógica numa dimensão de estudo da evasão cultural.
The present investigation is focused on the dropout frequency in a federal institution of higher education in Brazil after the adoption of the National High School Examination (ENEM) and the Unified Selection System (SISU) as a mechanism for new students’ admission. The survey covered the period between 2010 and 2013 analyzing the profile of those students who were admitted during this period and left the institution. In order to understand dropout from a multidimensional way, the investigation began with the search for conceptual redefinition, which generated three conceptual pathways for dropout frequency: the semantic form of the word presentation that converges with the student's exit; to the cultural or representation effect adopted from the context of each institution and, finally, the methodological form, mathematically established by the supervision bodies for the indicator calculation of those who abandon. Theoretical considerations have explained different factors that have transited among the socioeconomic, individual and institutional dimensions and that may be related to the phenomenon. Thus, the research method, agreeing with the objective, found in the case study the strategy to respond to the reasons for dropout frequency at the Federal University of the Reconcavo of Bahia, locus of the research. Likewise, the qualitative methodological paradigm was based on the use of qualitative and quantitative data collection instruments. The documental analysis of the students' data showed that these students are youngsters between 18 and 24 years old, black and mixed race, with family incomes below four minimum wages, socioeconomically located in classes C, D and E, whereas the exact sciences courses are most affected by the students’ dropout. Bachelor degree in Exact and Technological Sciences, Zoological sciences, Social Sciences and Interdisciplinary Bachelor degree in Health along with the major in Physics were the courses with the highest levels of dropout frequency students in each teaching center. The results of the questionnaire survey applied to 252 students and the interviews with 29 professors pointed to the multidimensionality of the phenomenon, as the reasons go through different factors. The exploratory factor analysis contributed to the understanding that organizational and institutional factors permeate more persistently evasion in the institution. In this way, it was concluded that, in combination with the socioeconomic profile of the evaded students, permanence must go beyond ensuring material conditions, but commit to the reception and the pedagogical permanence in a dimension of cultural dropout frequency study.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Sociologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54320
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Janete dos Santos.pdf7,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID