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TítuloEducação para os Media em contexto escolar: investigação-ação com crianças do ensino básico
Outro(s) título(s)Media education in school context: action-research with primary school children
Autor(es)Pessôa, Clarisse Alves Monteiro
Orientador(es)Pereira, Sara
Pinto, Manuel
Palavras-chaveCrianças
Media
Escola
Educação para os Media
Literacia mediática
Children
School
Media education
Media literacy
Data2017
Resumo(s)Atualmente, assistimos a uma realidade em que as rotinas infantis estão cada vez mais povoadas pelos meios de comunicação, que se configuram como importantes agentes na construção e na mediação das suas relações pessoais e sociais quotidianas. Há estudos que concluem que esta realidade pressupõe um leque de oportunidades para quem delas é capaz de tirar partido, tanto a nível social, como também profissional e individual. Outros estudos indicam potenciais riscos associados aos usos dos media. Neste sentido, destaca-se a relevância de se promover o desenvolvimento de competências que permitam às crianças serem atores críticos face aos meios de comunicação, mas também participantes ativos e produtores criativos de media. A instituição escolar passa a adquirir um papel de relevo no âmbito da Educação para os Media, especialmente se tivermos em conta que os meios de comunicação são também uma fonte de aprendizagem. Todavia, a tarefa de fomentar a literacia mediática nos contextos escolares tem apresentado constantes desafios para os agentes envolvidos. É neste sentido que a presente investigação se propõe procurar compreender os modos de integração da Educação para os Media nos contextos formais de aprendizagem, de maneira a contribuir para o desenvolvimento de competências mediáticas junto de crianças. Atendendo à metodologia de investigação-ação, o estudo empírico decorreu numa escola do Distrito de Braga, durante o ano letivo de 2014/2015, semanalmente, em duas turmas do ensino básico, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania. Teve como objetivo principal o planeamento, a implementação e a avaliação de um projeto interventivo, que se dividiu em três etapas: o diagnóstico, a ação e a avaliação. Procurou-se realizar atividades educativas que estimulassem a interpretação dos media e o desenvolvimento de uma perspetiva crítica perante os mesmos, evitando situações de risco e de manipulação e incentivando o uso das suas potencialidades. As dinâmicas pedagógicas promoveram a expressão, a interação, a participação, a criatividade e a produção de conteúdos mediáticos, numa perspetiva inclusiva e cidadã, colocando as crianças como centro do processo de aprendizagem.
We currently face a reality in which children's routines are increasingly populated by the media, which are configured as important agents in the construction and mediation of their daily personal and social relations. There are studies that conclude that this reality presupposes a range of opportunities for those who are able to take advantage of them socially, professionally and individually. Other studies indicate potential risks associated with media usage. In this sense, the importance of promoting the development of skills that allow children to be critical actors towards media, but also active participants and creative media producers, is highlighted. The school institution plays a major role in Media Education, especially if we take into consideration that the media are also a source of learning. However, the task of fostering media literacy in school contexts has presented constant challenges for the agents involved. It is in this sense that the present research aims to understand the ways in which Media Education can be integrated into the formal contexts of learning, so as to contribute to the development of media skills among children. According to the action-research methodology, the empirical study was conducted in a school in Braga District during the academic year 2014/2015, weekly, in two classes of primary school, under the discipline of Education for Citizenship. Its main target was the planning, implementation and evaluation of an intervention project which was divided into three stages: diagnosis, action and evaluation. Educational activities that stimulated the interpretation of the media and the development of a critical perspective towards them were carried out, avoiding situations of risk and manipulation and encouraging the use of their potentialities. Pedagogical dynamics promoted the expression, interaction, participation, creativity and the production of media contents from an inclusive and citizen perspective, placing children at the center of the learning process.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Comunicação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54322
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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