Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54353

TítuloDesenvolvimento de produtos tradicionais artesanais e destinos turísticos regionais no contexto da indústria criativa
Outro(s) título(s)Traditional craft product development and regional tourist destinations in the creative industry context
Desarrollo de productos tradicionales artesanales y destinos turísticos regionales en contexto de la industria creativa
Autor(es)Silva, Gustavo Melo
Emmendoerfer, Magnus Luiz
Araújo, Joaquim Filipe
Palavras-chaveDesenvolvimento local
Turismo cultural
Artesanato
Suvenires
Local development
Culture tourism
Handmade
Souvenirs
Desarrollo local
Turismo cultural
Artesanía.
Recuerdos
DataDez-2017
EditoraUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
RevistaCaderno Virtual de Turismo
CitaçãoMelo-Silva, G., Emmendoerfer, M. L., & Araújo, J. F. E. F. de . (2018, February 4). Desenvolvimento de produtos tradicionais artesanais e destinos turísticos regionais no contexto da indústria criativa. Caderno Virtual de Turismo. Editora de Livros IABS. http://doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1205
Resumo(s)As atividades econômicas artesanais compõem um Sistema Produtivo Tradicional (SPT) no contexto das Indústrias Criativas e de um destino turístico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi compreender a gestão de portfólio de produtos de SPTs de base artesanal têxtil e mineroartesanal, os quais estão conectados com destinos turísticos regionais. Estes SPTs lidam, por um lado, com a competição, gestão e produtos e, por outro lado, com uma realidade social de: tomada de decisão coletiva; necessidade de transparência; possibilidades de entendimentos entre interesses econômicos e sociais; e de emancipação dos moradores dos destinos analisados. Em cada SPT foi realizado um estudo multicaso, que compreendeu pesquisas e análises bibliográfica e documental. Os resultados mostram que a divisão do trabalho e a especialização são características do SPT contemporâneo e que essa configuração estrutural inibe a inovação no desenvolvimento de produtos para atender ao mercado turístico com suvenires.
Craftsmanship is a Traditional Productive System (TPS) in the context of Creative Industries and an important component of a tourist destination. In this sense, the objective was to understand the portfolio management of craft textile and craft mining products based TPSs, which are connected with regional tourist destinations. On one hand, these TPSs deal with competition, management and products and, on the other hand, with a social reality: collective decision making; need for transparency; possibilities of understanding economic and social interests; and the emancipation of the residents of the analyzed destinations. In each TPS, a multicase study was conducted, which included research and bibliographical and documental analysis. The results show that the division of labor and specialization is a feature of the TPS contemporary and that this structural configuration inhibits innovation in the development of products to meet touristic market with souvenirs.
El trabajo artesanal es un sistema productivo tradicional (SPT) en el contexto de las industrias creativas y el componente importante de un destino turístico. En este sentido, el objetivo fue entender la gestión de la cartera de productos de SPTs de base artesanal textil y de la minería artesanal, que se conectan con destinos turísticos regionales. Estos SPTs manejan por un lado, con la competición, la gestión y los productos, por otro lado, con una realidad social de: toma de decisiones colectiva; la necesidad de transparencia; posibilidades de entendimientos entre los intereses económicos y sociales; y la emancipación de los residentes de los destinos analizados. En cada SPT fue hecho un estudio multi-caso con investigaciones y análisis bibliográfico y documental. Los resultados muestran que la división del trabajo y la especialización son características del SPT contemporáneo y que esta configuración estructural inhibe la innovación del desarrollo de productos para atender el mercado turístico con recuerdos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54353
DOI10.18472/cvt.17n3.2017.1205
e-ISSN1677-6976
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CICP - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CadernoVirtualTurismo_2018.pdf
Acesso restrito!
594,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID