Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54426

TítuloO impacte do projeto Namorar Portugal no desenvolvimento local
Outro(s) título(s)The impact of the Namorar (Flirting) Portugal project on local development
Autor(es)Ferraz, Clementina de Jesus Castro
Orientador(es)Felizes, Joel
Palavras-chaveDesenvolvimento local
Desenvolvimento empresarial
Vila Verde
Lenços de Namorados
Namorar Portugal
Local development
Business development
Valentine's Handkerchiefs
Data2017
Resumo(s)Este projeto trata da temática do desenvolvimento local em associação com as estratégias identitárias e culturais, com especial enfoque no estudo do impacte da marca municipal “Namorar Portugal” no desenvolvimento local. Esta marca é desenvolvida no concelho de Vila Verde, estando registada desde 2008. No entanto, em 2010, com a criação de uma programação baseada nos valores enraizados e mais importantes dos Lenços de Namorados, a Tradição, o Amor, a Saudade e a Aventura, e com a aposta de empresas nacionais com reputação no mercado, que identificam na marca Namorar Portugal o Amor fiel e intemporal tão procurado e que era bordado nos Lenços de Namorados pelas raparigas simples do Minho, tem- se assistido à expansão da marca. Procura-se identificar, de forma geral, como a marca “Namorar Portugal” contribui para o desenvolvimento local e entender a perceção que os parceiros têm do seu negócio e da região de Vila Verde. Nesse sentido, o projeto baseia-se num trabalho de campo com recurso a duas técnicas principais – análise documental e inquéritos – sendo o objetivo encontrar convergências e contrastes entre as posições de diversos intervenientes na dinamização do Namorar Portugal. Espera-se que esta abordagem científica responda à problemática, bem como apresente resultados que constituam um contributo para um melhor conhecimento desta iniciativa, bem como para eventuais melhorias nas políticas associadas à marca.
This project deals with the theme of local development in association with identity and cultural strategies, with special focus on the study of the impact of the municipal brand "Namorar Portugal" in local development. This brand is developed in the municipality of Vila Verde, being registered since 2008. However, in 2010, with the creation of a program based on the rooted and most important values of the Lenços de Namorados (Valentine's Handkerchiefs), Tradition, Love, Saudade and Adventure, and with the initiative by national companies with reputation in the market, that identify in the brand Namorar Portugal the faithful and timeless love so sought after and embroidered in the Valentine's Handkerchiefs by the simple girls of Minho, we have witnessed the expansion of the brand. We seek to identify, in a general way, how the "Namorar Portugal" brand contributes to local development and we try to understand the partners' perception of their business and the region of Vila Verde. In this sense, the project is based on a field work using two main techniques - documental analysis and surveys - the objective being to find convergences and contrasts between the positions of various stakeholders in the dynamization of Namorar Portugal. It is hoped that this scientific approach will respond to the problem as well as present results that will contribute to a better understanding of this initiative as well as possible improvements in the policies associated with the brand.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54426
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CICS-UMINHO - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Clementina de Jesus Castro Ferraz.pdf
Acesso restrito!
6,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID