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TítuloAvaliação da educação ambiental no ensino básico: uma análise nos 2º e 3º ciclos
Outro(s) título(s)Evaluation of environmental education in basic education: an analysis in the 2nd and 3rd cycle
Autor(es)Moro, Paulo
Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Coelho da Silva, José Luís
Palavras-chaveEducação Ambiental
Educação e Desenvolvimento
Avaliação da Educação Ambiental
Environmental education
Education and Development
Evaluation of Environmental Education
Data2015
EditoraUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación
RevistaAmbientalmente Sustentable
CitaçãoMoro, Paulo; Remoaldo, Paula & Coelho da Silva, José Luís (2015). Avaliação da educação ambiental no ensino básico: uma análise nos 2º e 3º ciclos. AmbientalMENTEsustentable - Revista Científica Galego-Lusófona de Educación Ambiental, 2(20), pp. 1229-1249
Resumo(s)A presente pesquisa sobre a Educação Ambiental (EA) nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (EB) procura responder. As diretrizes propostas pela Organização das Nações Unidas são atendidas em Portugal? Qual perspectiva ideológica se assentam os projetos de EA? Quais os principais métodos de avaliação? Os objetivos principais são: identificar o enfoque temático e os fatores que estão na origem da seleção dos projetos de EA; caracterizar as práticas de avaliação realizadas nas escolas. Utilizando-se de uma metodologia mista, no âmbito das fontes primárias realizou-se a coleta dos dados por questionário junto dos professores dos 2º e 3º ciclos do EB do município de Guimarães. Os resultados indicam: a não existência de uma política sustentada e continuada de EA por parte do Ministério da Educação português. Os resultados indicam professores com tempo de serviço superior a 10 anos (87%) e áreas de formação predominantes as da Biologia, Geologia e Geografia. As razões profissionais predominam e os temas relacionados com o projeto pedagógico da escola. Para 76% dos inquiridos os projetos passam por avaliação e os resultados obtidos são utilizados para melhoria das práticas educativas e mudanças de hábitos; divulgação pública; usadas no plano anual de atividades e regulação.
This research on environmental education (EE) in 2nd and 3rd cycles of basic education (EB) seeks to answer. The guidelines proposed by the United Nations are met in Portugal? What ideological perspective sit EA projects? What are the main methods of assessment? The main objectives are to identify the thematic focus and the factors that gave rise to the selection of EE projects; characterize assessment practices carried out in schools. Using a mixed methodology in the context of primary sources held data collection by questionnaire among teachers of the 2nd and 3rd cycles of EB in the city of Guimarães. The results indicate: the absence of a sustained and continuous policy of EA by the Portuguese Ministry of Education. The results indicate teachers with time to superior service to 10 years (87%) and predominant formation of the areas of Biology, Geology and Geography. Professional reasons predominate and issues related to the school’s education project. 76% of respondentes projects undergo evaluation and the results are used to improve educational practices and changes in habits; public disclosure; used in the annual plan of activities and regulation.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54602
ISSN1887-2417
e-ISSN2386-4362
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/1667
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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