Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54628

TítuloContextos, atores e desafios da liderança: perspetivas dos diretores
Autor(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveProfissionalismo e liderança
Contextos, atores e desafios da liderança
Perspetivas dos diretores sobre liderança
Liderança
DataMai-2014
EditoraDe Facto Editores
CitaçãoFerreira, F. I. & Silva, C. (2014). Contextos, atores e desafios da liderança: perspetivas dos diretores. in M. A. Flores (Org.) Profissionalismo e liderança dos professores (183-216). Santo Tirso: De Facto Editores.
Resumo(s)Os diretores desempenham um papel importante na organização e no funcionamento das escolas, pela grande responsabilidade que assumem na criação de condições de aprendizagem e de bem-estar para as crianças e os jovens; de desenvolvimento profissional e de bem-estar dos professores e outros funcionários; de relacionamento com os pais dos alunos e outras entidades locais; de relacionamento com a administração do sistema educativo, a nível regional e nacional, e ainda com outras instâncias educativas com funções ora de controlo e fiscalização ora de apoio às práticas educativas. Neste capítulo analisamos as perspetivas dos diretores de escola acerca dos processos de liderança, estruturando a análise de conteúdo das entrevistas em torno de três eixos principais: a visão, a ação e a projeção.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoEste livro reúne as conclusões principais dessa investigação [do Projeto TEL – Teachers Exercising Leadership], as quais constituem uma plataforma a partir da qual a intervenção prática para apoiar a liderança dos professores se sustenta. Tenho tido o privilégio de observar em primeira mão os resultados desta intervenção e, para mim, trata-se de uma iniciativa que tem tido sucesso no desenvolvimento de uma nova perspetiva sobre a profissionalidade docente. Espero, com otimismo, um futuro em que os professores em Portugal tenham uma voz mais forte e em que a profissão docente seja cada vez mais respeitada. David Frost, Universidade de Cambridge, Reino Unido (excerto do Prefácio)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54628
ISBN978-989-8557-36-0
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ferreira_&_Silva_Lideranca_diretores_CAP_VI_2014.pdf
Acesso restrito!
648,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID