Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54628
Título: | Contextos, atores e desafios da liderança: perspetivas dos diretores |
Autor(es): | Ferreira, Fernando Ilídio Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Profissionalismo e liderança Contextos, atores e desafios da liderança Perspetivas dos diretores sobre liderança Liderança |
Data: | Mai-2014 |
Editora: | De Facto Editores |
Citação: | Ferreira, F. I. & Silva, C. (2014). Contextos, atores e desafios da liderança: perspetivas dos diretores. in M. A. Flores (Org.) Profissionalismo e liderança dos professores (183-216). Santo Tirso: De Facto Editores. |
Resumo(s): | Os diretores desempenham um papel importante na organização e no funcionamento das escolas, pela grande responsabilidade que assumem na criação de condições de aprendizagem e de bem-estar para as crianças e os jovens; de desenvolvimento profissional e de bem-estar dos professores e outros funcionários; de relacionamento com os pais dos alunos e outras entidades locais; de relacionamento com a administração do sistema educativo, a nível regional e nacional, e ainda com outras instâncias educativas com funções ora de controlo e fiscalização ora de apoio às práticas educativas. Neste capítulo analisamos as perspetivas dos diretores de escola acerca dos processos de liderança, estruturando a análise de conteúdo das entrevistas em torno de três eixos principais: a visão, a ação e a projeção. |
Tipo: | Capítulo de livro |
Descrição: | Este livro reúne as conclusões principais dessa investigação [do Projeto TEL – Teachers Exercising Leadership], as quais constituem uma plataforma a partir da qual a intervenção prática para apoiar a liderança dos professores se sustenta. Tenho tido o privilégio de observar em primeira mão os resultados desta intervenção e, para mim, trata-se de uma iniciativa que tem tido sucesso no desenvolvimento de uma nova perspetiva sobre a profissionalidade docente. Espero, com otimismo, um futuro em que os professores em Portugal tenham uma voz mais forte e em que a profissão docente seja cada vez mais respeitada. David Frost, Universidade de Cambridge, Reino Unido (excerto do Prefácio) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54628 |
ISBN: | 978-989-8557-36-0 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferreira_&_Silva_Lideranca_diretores_CAP_VI_2014.pdf Acesso restrito! | 648,24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons