Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54644

TítuloA reportagem multimédia e o jornalista multitasking nos espaços online dos meios de comunicação generalistas em Portugal: o caso da Rádio Renascença
Outro(s) título(s)The multimedia stories and the multitasking journalist in the generalist Portuguese media websites: the Rádio Renascença case
Autor(es)Rodrigues, Maria Judite Cardoso
Orientador(es)Fidalgo, Joaquim
Palavras-chaveJornalismo online
Multitasking
Jornalismo multimédia
Reportagem multimédia
Online journalism
Multimedia journalism
Multimedia stories
Data2017
Resumo(s)O ciberjornalismo revolucionou as rotinas e a forma de contar estórias às quais o jornalista tradicional estava habituado. Com o registo dos domínios online e com as versões cibernéticas permanentemente atualizadas, surgiu a necessidade de ter nas redações profissionais multitasking, capazes de contar um assunto ou tema nos mais variados formatos. Contudo, para Kawamoto (2003) haverá sempre lugar para o especialista que se destaca particularmente numa tarefa ou linguagem. Mais de duas décadas depois da entrada de Portugal para a história do ciberjornalismo, será que o jornalista multitasking e as reportagens multimédia detêm um lugar relevante nos media generalistas em Portugal? Neste relatório, após uma intensa reflexão sobre a experiência de estágio de três meses na Rádio de Renascença, nas secções de online e de multimédia, procuramos responder a esta questão. Para tal, é utilizada a Rádio Renascença como caso de estudo e são analisadas 75 reportagens multimédia feitas durante o ano de 2016. Depois de uma análise de conteúdo quantitativa aos trabalhos recolhidos, foram realizadas e analisadas cinco entrevistas semi-diretivas a profissionais do órgão de comunicação em estudo. As conclusões da presente investigação mostram que a presença do jornalismo multitasking é indispensável para a Rádio Renascença e que a ideia de multitasking está muito ligada, neste meio, à secção de multimédia. Para além do exposto, as reportagens multimédia analisadas fazem notar uma falta de aposta, por parte da RR, nos novos formatos informativos, como a infografia e a ilustração.
Cyber journalism has revolutionized the routines and the way of telling stories to which the traditional journalist was adapted. With the registration of the online websites and the cybernetic versions permanently updated, the need for multitasking journalists working in the newsrooms or outside them, professionally able to tell a story using the most varied formats, is undeniable. However, for Kawamoto (2003), there will always be room for the specialists who stand out particularly in one task or one language. More than two decades after Portugal's entry into the history of cyber journalism, do the multimedia stories and the multitasking journalists hold a relevant place in the generalist media? In this report, after a detailed reflection on my experience of a three-month curricular internship in Rádio Renascença (RR), working with the online and the multimedia sections, we try to answer this question. To do so, we will use Radio Renascença as our case study. 75 multimedia stories, made during the year of 2016, are analyzed. After a quantitative content analysis of the collected sample, five semi-directive interviews to professional of this media were made and, then, analyzed. The conclusions of this investigation show that the multitasking journalist is an indispensable professional at Rádio Renascença and the idea of multitasking is very connected with the multimedia section of this medium. The multimedia stories analyzed show that RR has not yet bet a lot on the new formats, as infographics and illustration.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54644
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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