Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54700

TítuloPolíticas e práticas de formação das unidades de saúde hospitalares: um estudo multicasos dos centros de formação dos hospitais
Outro(s) título(s)Training policies and practices of hospital health units: a multicases study of hospitals training centres
Autor(es)Oliveira, Tiago André Gomes de
Orientador(es)Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Palavras-chaveFormação
Políticas de formação
Práticas de formação
Profissionais de saúde
Training
Training policies
Training practices
Health professionals
Data2017
Resumo(s)Conhecer os Centros de Formação dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde Português é uma tarefa laboriosa, pela natureza da sua atividade, pela caracterização e especificidade do público-alvo, pelo ambiente em que se encontram inseridos e pela complexidade do serviço público prestado pelos Hospitais. Através do estudo de caso de cinco Hospitais da zona norte do país, procurou-se caracterizar a atividade de formação realizada por eles, as políticas e práticas de gestão da formação profissional. Estas unidades sofrem particularmente de uma dependência hierárquica bastante concentrada nos órgãos de gestão dos próprios Hospitais e da Administração Central do Sistema de Saúde, sujeitas, em parte, ao financiamento externo de programas provenientes do fundo social europeu para realização de formação acrescida à capacidade de resposta interna. Há uma forte aposta no desenvolvimento e atualização permanente das competências técnicas dos profissionais, pela natureza das suas funções, descurando um pouco o desenvolvimento das competências relacionais, fator essencial para uma boa comunicação na prestação de cuidados de saúde. Os dados da investigação dos estudos de caso denunciam que os profissionais são pouco envolvidos no processo de gestão da formação, desde a análise de necessidades à avaliação da formação, quer dos próprios, quer da própria formação. Evidencia-se uma atitude positivista neste domínico por parte dos Hospitais, sendo que o principal enfoque da formação é atingir resultados delineados pela estratégia operacional de cada entidade. A atividade dos Centros de Formação é vista como uma atividade secundária, complementar, não sendo encarada como um custo, cujo benefício é o conhecimento contínuo dos profissionais, através da aprendizagem ao longo da vida, traduzida numa melhor prestação e exercício de serviço público.
To know the Hospitals Training Centres of the Portuguese National Health Service is a laborious task by the nature of their activity, by the characterization and specificity of the target public, by their environment and by the complexity of the public service provided by the Hospitals. Through the case study of five hospitals in the northern part of the country, we searched for their training activity and their professional training management policies and practices. These units suffer from a highly hierarchical dependence concentrated in the management bodies of the Hospitals and in the Central Administration of the Health System, since they are subjected, in part, to the financing of external programs from the European Social Fund to carry out training in addition to their internal capacity of response. There is a strong commitment to the development and constant updating of the technical skills of the professionals, by the nature of their functions, neglecting the development of relational skills, an essential factor for good communication in the delivery of health care. The research data from the case studies report that professionals are little involved in the process of training management, from the analysis of needs to the evaluation of the training, whether it relates to themselves or to training. There is evidence of a Hospitals positive attitude, being that the main focus of training is to achieve the operational strategy results of each entity's. The Training Centres activity is considered as a secondary and complementary activity and, therefore, it is not seen as a cost, whose benefit is the continuous knowledge of the professionals, through lifelong learning, translated into a better service and into a better exercise of public service.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54700
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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